Oficinas para Grupos Escolares

Oficinas Doclisboa 2018

Oficina “Um Aquário Fantástico”

Pré-Escolar e 1º Ciclo

O carro telecomandado do nosso protagonista Virgil encalha nos caminhos pedregosos da sua aldeia. Um dia uma amiga oferece-lhe em troca um aquário com um pacífico peixe vermelho. Mas Virgil não vai ficar muito tempo com o seu novo animal de estimação. Em breve vai trocá-lo por um super-herói.

Num registo fresco e cativante, este filme convida-nos a olhar para nós próprios e reflectir sobre as nossas escolhas e vivências do dia-a-dia. Qual o nosso brinquedo preferido? Gostamos de partilhá-lo com os nossos amigos? Temos preferência por brinquedos ou jogos ao ar livre? Temos um animal de estimação? Qual a companhia que procuramos para as nossas brincadeiras? Quem são os nossos super-heróis?

Depois de uma conversa dinâmica em torno do filme, recortamos todas as figuras que nos vêm à cabeça e lançamos as mesmas num aquário colectivo (com o auxílio de técnicas antigas de projeção). Agitamos, mas sem deixar transbordar a água. Finalmente, captamos imagens belas e divertidas do nosso aquário (usando a câmara de filmar). Tal como no fundo do mar, há criaturas fantásticas neste aquário e, à semelhança do filme, as fronteiras entre realidade e fantasia são ténues. Por isso, vamos provar nesta oficina que a imaginação não tem limites.

Filme a Explorar

Tata e Super Erou
Dad is a Super Hero
Lisa Diaz | 2017 | Roménia | 10’

Virgil acabou de receber um carro com comando à distância da mãe. Daria gostaria de o trocar por uma piranha que apanhou no rio.

 

Oficina “Um Aquária Utópico”

2º Ciclo

Nesta oficina vamos colocar-nos na pele de um emigrante através do filme “Malá” (The Little One) e na pele de um refugiado seguindo os passos da pequena Lean no filme “69 Minutos de 86 Dias”. Em ambos os filmes temos uma criança pequena que, juntamente com seus pais, muda de país e de continente. Como será sentirmo-nos como estrangeiros numa terra distante e diferente? Longe dos restantes familiares e amigos? Carregando as memórias do país natal e vivendo os desafios desta nova experiência de vida?

Na primeira parte da oficina, todas estas perguntas virão ao de cima através de um debate participativo entre todos. Na segunda parte, vamos pôr mãos à obra: transformar um aquário vulgar num aquário utópico. Dividimos os participantes em grupos e partilhamos responsabilidades. Primeiro vamos pescar os preconceitos que teimam em não vir à superfície, e depois escolher a variedade de peixes e plantas que queremos que nele habitem. Será que também podemos escolher a forma do aquário? E a cor da água?

Filmes a Explorar

Malá
The Little One
Diana Cam Van Nguyen | 2017 | República Checa | 10’

Rong é filha de pais vietnamitas, mas cresceu no centro da Europa. Agora é adulta e recorda esse tempo e como era sentir-se simultaneamente estrangeira e em casa.

69 Minutter av 86 Dager
69 Minutes of 86 Days
Egil Haskjold Larsen | 2017 | Noruega | 70’

De um estranho porto grego às ruas tranquilas de Uppsala, na Suécia, uma corajosa refugiada síria de três anos faz a longa viagem através da Europa com a família, à procura de bem-estar e de um novo começo numa nova casa. Plena da energia e curiosidade de uma criança, carregando a sua mochilinha do filme Frozen, assimila o que a rodeia entre centenas de pernas adultas. Por cada passo que dá, emana um ansiado sentimento de esperança.

Formadora

Cláudia Alves é realizadora de documentários e dá formação ao público infanto-juvenil, na área de cinema e artes plásticas. Foi professora do 1º ciclo ao secundário, em disciplinas do campo das artes visuais. Trabalha com os serviços educativos do Doclisboa, da Apordoc e da Cinemateca Júnior. Apresenta sessões escolares, concebe e orienta oficinas em parceria com alguns municípios, tentando transmitir o prazer de ver e fazer cinema.

22 a 26 Out (dias úteis) / 10.30, São Jorge – Sala 2

Duração: 1h30
Preço: 1€/participante, para grupos de 10 ou mais alunos (acompanhantes não pagam)
Inscrições aqui.