Quantas vezes imaginamos espaços e situações que nunca existirão? E quantas vezes nos encontramos com mundos inacreditáveis numa sala de Cinema? Os filmes permitem-nos partilhar fantasias, sonhos ou memórias. Conseguem tornar reais as nossas ideias e, muitas vez, os nossos sentimentos.
Nesta oficina, exercita-se a imaginação. Construímos os mundos onde habitam os nossos brinquedos e desenvolvemos pequenas histórias sobre as suas vidas. De câmara na mão, exploramos novas realidades.
Filmes a Explorar
Tata e Super Erou
Dad is a Super Hero
Lisa Diaz | 2017 | Roménia | 10’
Virgil acabou de receber um carro com comando à distância da mãe. Daria gostaria de o trocar por uma piranha que apanhou no rio.
Hou Yi
The Archer
Yao-Chi Chen | 1963 | Taiwan | 5’
Exercício de escola feito quando o realizador tirava um mestrado em artes na UCLA. Todos os aspectos do filme, incluindo narrativa, guião e construção das personagens, foram concebidos de forma independente. Apresenta imagens orientais clássicas e uma criança ocidental a narrar a lenda chinesa Hou Yi Shoots Down the Suns em inglês.
Sobre a Formadora
Sara Marques, licenciada em Design de Comunicação, é assistente de produção do Projecto Educativo Colaborou com a Cinemateca Portuguesa em actividades de arquivo e em alguns projectos de vídeo, bem como em actividades do Serviço Educativo da Cinemateca Júnior, entre 2016 e 2017.
21 Out (dom), 15.00, Museu do Oriente
Crianças dos 8 aos 11 anos
Duração: 2h
Preço: 4€/participante
Para esta oficina não é necessária inscrição. Os bilhetes deverão ser adquiridos junto do Museu do Oriente, mediante contacto prévio para projecto.educativo@www.doclisboa.org.