É Tudo Mentira!

– dos 12 aos 15 anos

The Girl Chewing Gum 1976 By John Smith Born 1952

Esta oficina pretende reflectir sobre as fronteiras entre o documentário e a ficção. A partir do filme The Girl Chewing Gum de John Smith (1976), vamos pensar essas fronteiras no cinema, nas redes sociais e, em geral, nas nossas vidas, para depois construir um filme colectivo.

O objectivo é exercitar a reflexão e o olhar sobre o que nos rodeia, explorar combinações do mesmo material, para estabelecer diferentes relações  com as imagens com que nos deparamos, todos os dias, em diferentes meios.


Filme a explorar

The Girl Chewing Gum
John Smith | 1952 | Reino Unido | 12’

Em The Girl Chewing Gum uma voz autoritária antecipa os eventos que ocorrem na imagem, parecendo dar ordens não só às pessoas, carros e objetos em movimento no interior da imagem mas também aos movimentos de câmera que os captam. O filme chama a atenção para a função de controle da voz off do documentário televisivo: impor, julgar, e para a capacidade de criar uma cena imaginária a partir de um rasto visual.
(Michael Maziere)

Sobre os Formadores

Crista Alfaiate (Lisboa em 1981) inicia a sua formação artística no Grupo de Teatro Universitário de Letras e completa a formação em Commedia del Arte com Antonio Fava em Itália. Termina o curso em Formação de Atores na Escola Superior de Teatro e Cinema e completa os estudos na Stella Adler School of Acting em Nova Iorque. Integrou como actriz projectos com Jorge Andrade na Mala Voadora e com Jorge Silva Melo nos Artistas Unidos entre outros. No cinema destaca a sua participação nas longas metragens “A espada e a Rosa” de João Nicolau, “4 Copas” de Manuel Mozos e “As mil e uma noites” de Miguel Gomes.

André Godinho (1979, Lisboa) estudou Cinema na ESTC e fez o Curso de Documentários Les Ateliers Varan, na Gulbenkian. Trabalha em cinema como Anotador e Realizador, tendo realizado sobretudo documentários (entre eles: “MHM” sobre Manuel Hermínio Monteiro; “Faz Tudo Parte” making of do concerto de José Mário Branco, Sérgio Godinho & Fausto; e “No Trilho dos Naturalistas: Angola”) e curtas de ficção (“La Chambre Jaune”, “Ponto Morto”). Realiza vídeo para espectáculos de teatro, dança e ópera. É colaborador próximo das companhias Teatro Praga e Cão Solteiro Teatro, com quem trabalha não só como realizador, mas também como actor e co-criador.

20 Out (sáb) / 15.00, São Jorge – Sala 2

Jovens dos 12 aos 15 anos
Duração: 3h
Preço: 4€/participante
Inscrições aqui.