O doclisboa é um festival de cinema documental competitivo aberto a diversos géneros e tendências, que privilegia novas maneiras de pensar, de olhar o mundo e de comunicar.
O doclisboa foi o festival de cinema com maior afluência de público realizado em Lisboa em 2004 (13.500 espectadores).
O
doclisboa é o único festival de cinema português exclusivamente dedicado ao documentário e está integrado na Coordenação Europeia de Festivais de Cinema.
Em 2005 o festival mantém os principais objectivos da edição anterior :

  • Mostrar ao público português filmes importantes e multi-premiados internacionalmente que ainda não chegaram às salas de Lisboa.
  • Permitir uma reflexão mais aprofundada sobre temas contemporâneos e de actualidade. Este ano o tema escolhido é Nacionalismos, identidades e fronteiras.
  • Dar a conhecer de forma mais sistemática a cinematografia de outros países. Em 2005 o país homenageado é a Rússia.
  • Questionar a situação do documentário português : que documentários se fazem hoje em Portugal? Com que meios e que resultados? Qual o papel dos diferentes agentes: televisão, ICAM, produtores, autores.
  • Organizar debates que mobilizem o público em torno de filmes importantes e de temas transversais, presentes em várias obras.

O doclisboa 2005 é organizado pela Apordoc (Associação pelo Documentário) em co-produção com a Culturgest e conta com o apoio financeiro do ICAM/MC e da Câmara Municipal de Lisboa.

 

Organização: Apordoc
Rua dos Bacalhoeiros, 125, 4º. 1100-068 Lisboa. Portugal . Tel. & Fax: + 351 21 887 16 39
Email: doclisboa@doclisboa.org | apordoc@sapo.pt