Competição internacional
[filmes de todos os países, incluindo Portugal, com mais de 60 minutos, produzidos em 2004 ou 2005]

Para onde vai o documentário português?
Selecção competitiva da produção e da realização nacional mais recente.

Investigações
Selecção competitiva de filmes de todo o mundo, ligados a questões de actualidade.

Documentário russo pós-soviético
Mostra dos últimos 10 anos da produção de documentário russo.
Secção comissariada por Tue Steen Müller.

Histórias da Europa: Nacionalismos, Identidades e Fronteiras
Conjunto de filmes que permitem um melhor conhecimento e reflexão sobre três temas que marcam o presente e o futuro da Europa.
Secção comissariada por Augusto M. Seabra.

Rectrospectiva Ross McElwee
Inauguramos uma nova secção da programação, a apresentação do trabalho de um autor maior do documentário internacional ainda insuficientemente divulgado em Portugal. O doclisboa fará a mais completa apresentação dos filmes do realizador americano Ross McElwee até agora realizada na Europa e editará uma brochura com textos críticos sobre essa obra.

Sessões especiais
Conjunto de filmes extra-competição. Alguns deles, tendo já assegurada a sua distribuição em Portugal, serão exibidos no doclisboa em antestreia nacional. Serão também realizadas duas masterclasses, uma com o realizador americano Ross McElwee e outra com o realizador russo Alexander Krivonos.
As duas masterclasses, com tradução simultânea em português, têm entrada livre mediante o levantamento de um bilhete.

Actividades Paralelas

Master class de Alexander Krivonos
Alexander Krivonos é o realizador de dois dos filmes apresentados na secção Documentário Russo Pós-Soviético, The House on the Island e Russian Avant-Garde. Alexander Krivonos, em colaboração com Sergey Dubrovskij, criou a produtora Quadrat Film em 1995. Ao contrário da maior parte dos seus colegas, estes insistiram em fazer os seus filmes em vídeo e não em película de 35 mm, procurando temas no mundo da arte. “Russian Avantgarde” (uma co-produção dinamarquesa e russa) tornou-se o seu filme mais conhecido internacionalmente, depois de vários outros filmes sobre arte – sobre Malevich, sobre Repin, sobre artistas a viver na The House on the Island (A Casa na Ilha) e sobre outros assuntos, frequentemente relacionados com o Museu Russo em São Petersburgo.
[Master class com entrada livre sujeita a inscrição para o email
anacristina@doclisboa.org]

Master class de Ross McElwee
A fechar a retrospectiva completa da obra que o doclisboa dedica ao realizador americano, uma aula de cinema em que Ross McElwee (que além de cineasta é também efectivamente professor de cinema em Harvard) falará dos seus filmes e da sua abordagem singular do documentário na primeira pessoa e de como isso se ligou à sua formação com dois mestres da escola americana do cinema directo (Richard Leacock e Frederick Wiseman).
[Master class com entrada livre sujeita a inscrição para o email
anacristina@doclisboa.org]

Sessões Escolares
No intuito de formar novos públicos para o documentário, o festival apresenta programas especiais dirigidos a públicos escolares. Estas sessões são gratuitas para grupos organizados (no mínimo 10 alunos) mediante marcação prévia.
Informações e Marcações: telefone 21 887 16 39 - telemóvel 93 870 16 87
anacristina@doclisboa.org e luisa@doclisboa.org

Videoteca
Para além dos filmes exibidos nos dois auditórios e na Galeria 2, o público do festival poderá visionar um conjunto de cerca de 600 filmes (longas e curtas-metragens) enviados para a selecção do doclisboa. A sala da videoteca situa-se em frente do Grande Auditório e o seu acesso é livre no limite dos postos de visionamento disponíveis. Alguns dos postos de visionamento são reservados exclusivamente a profissionais acreditados no festival.
Horário: das 11h às 21h.

Fórum / Encontros e Debates - Bar Jameson
Espaço situado junto ao Grande Auditório e ponto de encontro dos realizadores com o público, no Fórum decorrem ao longo do festival encontros, debates e conversas com os realizadores portugueses e estrangeiros presentes no doclisboa.
Horário: das 14 às 23 horas

Lisbon Docs 2005 - 19 a 22 de Outubro
VII Conferências Internacionais de Cinema Documental
Fórum de financiamento e co-produção de documentários
O Lisbon Docs traz todos os anos à Culturgest uma dezena de representantes de televisões europeias e uma dezena de produtores estrangeiros para uma secção de "pitching", onde 15 projectos de documentário são apresentados às televisões, enquanto propostas de co-produção ou venda.

 

Organização: Apordoc
Rua dos Bacalhoeiros, 125, 4º. 1100-068 Lisboa. Portugal . Tel. & Fax: + 351 21 887 16 39
Email: doclisboa@doclisboa.org | apordoc@sapo.pt