1920212223242526272829
O Doclisboa pretende questionar o presente do cinema, em diálogo com o seu passado e assumindo o cinema como um modo de liberdade. Recusando a categorização da prática fílmica, procuram-se as novas problemáticas presentes na imagem cinematográfica, nas suas múltiplas formas de implicação no contemporâneo. O Doclisboa tenta ser um lugar de imaginação da realidade através de novos modos de percepção, reflexão, novas formas possíveis de acção.
doclisboa

Júris e Prémios



Pela primeira vez, o Arché atribui dois prémios, com o objectivo de impulsionar a produção dos projectos participantes. Os prémios destinam-se a filmes em fases distintas de desenvolvimento.

 

PRÉMIOS

 

Prémio Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas
consiste numa residência artística de duas semanas, a ter lugar entre Dezembro de 2017 e Abril de 2018 no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na ilha de São Miguel, nos Açores, para um projecto em fase de escrita.

Este prémio é patrocinado pelo Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, no âmbito da sua missão e serviço público. O Arquipélago dedica-se à criação e difusão da arte e cultura contemporâneas, com uma programação cultural que se destaca através da transversalidade da arte contemporânea, incluindo, as artes visuais; as artes performativas, instalações; multimédia; fotografia; cinema; design; moda; arquitetura.

 

Prémio Walla Collective
prémio em serviços técnicos pelo estúdio de pós-produção Walla Collective, no valor de 2.500 Euros para um projecto em fase final de montagem e inclui acompanhamento técnico por um membro da equipa da Walla Collective.
A Walla Collective junta profissionais de cinema, dando privilégio às atividades de pós-produção na área do cinema. O estúdio de MISTURA DE SOM 7.1, o estúdio de COLOR GRADING e as duas salas de MONTAGEM DE SOM são os espaços de trabalho que marcaram o arranque da Walla Collective no seu percurso. Ao longo dos últimos anos o colectivo tem vindo a trabalhar com artistas cujos filmes foram exibidos nos mais diversos festivais – festival de Cannes, Berlinale, Locarno, Sundance, festival de Toronto entre outros.

 

 

JÚRI

 

Agnés Wildenstein
Nasceu em França e vive em Lisboa, Portugal. Trabalhou durante dez anos na Cinemateca Francesa, em Paris, e doze no Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça. Foi membro do júri do Prémio Jean Vigo durante dez anos e membro do comité de selecção do ARTE France Cinema entre 2012 e 2015. É programadora associada do Doclisboa desde 2014.

 

Maui Alena
Foi produtor artístico e coordenador da Área Profissional do BAFICI durante 6 edições e membro da Buenos Aires Film Comission em 2010 e 2013, trabalhando na internacionalização de filmes nacionais. Coordenou a secção Work in Progress do Festival de Cinema de Mar del Plata nos últimos 6 anos. Desde 2014, é assessor audiovisual na Bienal de Arte Jovem de Buenos Aires. Em 2013, criou Spacehippie, um estúdio de animação, onde é produtor executivo.

 

Miquel Martí Freixas
Programador, professor e crítico de cinema especializado em documentário e cinema contemporâneo. Fez parte do comité de selecção e foi jurado em vários festivais. Fundou com Elena Oroz a revista mensal em linha Blogs&Docs, dedicada à análise do cinema documental (2006-2013), e colabora com outras publicações e na redacção de livros. Ensina e realiza conferências e seminários. É autor de vários documentários para televisão e investigações audiovisuais.

Newsletter

Doclisboa
Casa do Cinema
Rua da Rosa, 277 - 2º
1200-385 Lisboa
+351 914 570 001
+351 913 672 710
doclisboa@doclisboa.org