A Crucigramista é uma série televisiva criada por Paula Parisot (Brasil) e Jessica Mitrani (Colômbia), dedicada numa primeira temporada, sob o título América Invertida, à arte e cultura da América Latina. Os 7 episódios de 5 minutos que compõem esta primeira temporada utilizam um olhar interdisciplinar entre artes plásticas, literatura e cinema através do pensamento e obra de figuras tutelares históricas e contemporâneas, proporcionando assim um panorama intenso e polémico sobre o passado e o presente da cultura sul-americana. Com os contributos e a evocação de artistas como Doris Salcedo e Frida Kahlo, dos realizadores Alejandro Jodorowsky e Glauber Rocha e dos curadores e críticos Carla Stellweg e Pablo Léon de la Barra, entre muitos outros, personalidades essenciais na afirmação da arte e cultura sul-americanas.
Jessica Mitrani (concepção, argumento e realização) nasceu na Colômbia e vive em Nova Iorque. Trabalha com filme, performance, escultura e vídeo, investigando como a construção social e estética do feminino molda a identidade. A sua obra tem sido apresentada em diversas exposições e contextos multidisciplinares no continente americano e na Europa.
Paula Parisot (concepção, argumento e apresentação) nasceu no Rio de Janeiro e vive em Buenos Aires. Escritora, editora, performer e artista plástica, tem trabalhado na divulgação da literatura brasileira internacionalmente, através das suas obras e na organização de colectâneas. Em Portugal, publicou o romance Gonzos e Parafusos.
Com a presença de Emília Tavares (curadora), Margarida Medeiros, Paula Parisot e Jessica Mitrani (artistas).
Conversa conduzida em português, sem tradução.
Entrada livre mediante levantamento de bilhete no próprio dia.