ENGLISH VERSION

Programa

Anterior 0/9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Seguinte
Dast-Neveshtehaa Nemisoosand / Manuscripts don’t burn
Mohammad Rasoulof | 127' / Irão / 2013
Sessão de Encerramento

Kasra é um autor iraniano que consegue escrever as suas memórias em segredo, apesar de estar sob vigilância apertada dos serviços de segurança. Preparou tudo para as publicar e prepara-se para sair do país mas os serviços secretos descobrem os seus planos e farão tudo para destruir os manuscritos. Este filme é um lúcido e corajoso gesto de denúncia da repressão no Irão, feito por um dos mais importantes cineastas dissidentes. Mohammad Rasoulof viu o seu passaporte confiscado, a 19 de Setembro de 2013, em Teerão.Desde o dia 19 de Setembro que Mohammad Rasoulof se encontra impedido de sair do Irão, tendo o seu passaporte sido confiscado pelas autoridades, "até nova ordem".

Por esta razão, foi impedido de estar presente em diversas apresentações do seu filme.

 

Até à data de escrita desta nota, não existem novidades que permitam prever a presença deste realizador na sessão de encerramento desta edição do Doclisboa, bem como enquanto Presidente do Júri da competição internacional, lugar para que havia anteriormente sido convidado.

Por estar a ser privado de exercer os seus direitos e a sua liberdade enquanto pessoa e enquanto cineasta, o Doclisboa declara-se solidário com o realizador, repudiando todo e qualquer regime que se fortaleça à custa do silenciamento da cultura, da crítica e da liberdade de expressão artística e intelectual.

Encerramos o Doclisboa com Manuscripts don't Burn porque, ao invés de vermos neste filme um panfleto de denúncia da opressão no Irão, vemos antes um retrato humano e sensível duma sociedade estruturada no medo e no secretismo.

Programaremos, sempre que possível, filmes que são gestos éticos e estéticos corajosos e pertinentes, que nos dão esperança na resistência através do cinema e da arte contra a censura e a violência.

 

02 NOV. 21:00 - Culturgest - Gr. Auditório
 
Pesquisar
Março
sab.dom.
1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31