ENGLISH VERSION

Actividades Paralelas

Actividades Pedagógicas
Docs 4 Kids Ateliers para crianças

O documentário como experiência de aprendizagem e crescimento


O atelier Docs 4 Kids promove, desde 2008, no âmbito do festival doclisboa, a aproximação do documentário às crianças de idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, através do visionamento de filmes, reflexão e debate sobre os mesmos, em paralelo com propostas plásticas que materializem algumas das ideias suscitadas pelos documentários.


Docs 4 Kids - de 22 a 29 de Outubro no Cinema São Jorge
Anne Vliegt (Catherine van Campen, Holanda , 21min., 2010)

sessões

 

Há uma luz que se acende para que o filme possa começar, outras que se apagam. Dentro do filme vive movimento e uma ou mais vidas que se revelam na tela de projecção!
Neste atelier vamos observar os movimentos de uma pequena menina chamada Anne, que voa de forma diferente de todos os outros colegas na escola. Mas que milhares de pequenos voos e pormenores nos diferenciam uns dos outros? O que pode a história de Anne contar sobre a nossa própria história?
Depois do visionamento do filme de Catherine Van Campen, é com palavras e imagens que vamos descobrir as diferenças que nos aproximam.


Idade recomendada: 7 aos 12 anos
Coordenação de Maria Remédio


22 OUT, Sábado, 15h30, Cinema São Jorge
23 OUT, Domingo, 15h30, Cinema São Jorge
29 OUT, Sábado, 11h e 15h30, Cinema São Jorge
Duração: 2 h


É necessário fazer inscrição prévia.
O bilhete tem o valor de 3,50 Euros (à venda no Cinema São Jorge)


Informações e inscrições: maria@doclisboa.org, 962 104 816


Sessões para escolas:
De 24 a 28 de OUT, 10h e 14h, Cinema São Jorge
Duração: 90 min


É necessária fazer inscrição prévia.
O bilhete tem o valor de 1 Euro por criança, no mínimo dez alunos.


Informações e inscrições: maria@doclisboa.org, 962 104 816


Com o apoio da Fundação Inatel


Grupos Escolares

O doclisboa vê no público estudantil um dos seus destinatários privilegiados. Em 2010, o festival contou com a presença de 2547 alunos provenientes das mais diversas áreas. A programação do festival cobre matérias fundamentais do ensino secundário, profissional e universitário e oferece sessões exclusivas para as escolas. Todas essas sessões na Culturgest serão seguidas de oficinas em torno do festival desenvolvidas pelo seu serviço educativo.
Nas palavras do serviço educativo da Culturgest, "Os workshops de acompanhamento das sessões de cinema têm a preocupação de se configurar como um espaço eminentemente prático. As dúvidas surgidas, as expectativas criadas e as expressões artísticas envolvidas serão partilhadas, experimentadas e desenvolvidas junto de um artista profissional. O nosso objectivo é criar um espaço de aprendizagem e também de partilha que realce a importância e a pertinência artística e sociológica do filme assistido".

Os grupos escolares têm entrada a preço reduzido (1 Euro por pessoa, no mínimo dez alunos) mediante marcação e levantamento prévio dos bilhetes (até 2 dias antes da sessão) - preço aplicável apenas no Cinema São Jorge e na Culturgest.


Informações e inscrições para as sessões:
tel: 910 116 063 / 218 883 093, mail: sandra@doclisboa.org


Workshops de acompanhamento das sessões
O bilhete tem um valor de 1,50 euros (à venda na culturgest)
É necessário fazer inscrição prévia.


24, 26, 27 e 28 OUT, das 14h30 às 18h30, culturgest
Duração das oficinas: 1h30


Mais informações e inscrições para os workshops:
tel: 217 619 078, mail: culturgest.servicoeducativo@cgd.pt


10h30 Culturgest, Grande Auditório
24 Out Gangsterläufer, Christian Stahl
26 Out Orquestra Geração, Filipa Reis e João Miller Guerra
27 OutVodkafabriken, Jerzy Sladkowski
28 Out Yama no Anata, Aya Koretzky


14h30 Cinema São Jorge, Sala 3

24 Out You don't like the Truth - 4 Days inside Guantánamo, Luc Côté e Patricio Henríquez
25 Out Wadans Welt - von der Würde der Arbeit, Dieter Schumann
26 Out Diário de uma Busca, Flávia Castro
27 Out A Nossa Forma de Vida, Pedro Filipe Marques
28 Out Anne Vliegt, Catherine van Campen + Koniec Lata, Piotr Stasik + Praxis, Bruno Moraes Cabral

 
Outras Actividades Paralelas
Masterclass Harun Farocki 25 Out, 11h, Culturgest - GA

"Quem é Harun Farocki?", perguntava o conhecido crítico Louis Skorecki nos Cahiers du Cinéma, em 1975 - quando Farocki já fazia filmes há 10 anos. Um dos seus principais comentadores, Thomas Elsaesser, recorda que anos mais tarde o apresentou como "o mais conhecido dos cineastas alemães desconhecidos", para logo acrescentar que mesmo essa definição já estava ultrapassada, sobretudo a partir do considerável impacto de Imagens do Mundo e a Inscrição da Guerra (1988).
Ele é um dos mais destacados cineastas e autor de instalações contemporâneos. Um caso raro de artista como produtor (segundo o conhecido ensaio de Walter Benjamin), de "cinema-pensamento", na dialéctica das imagens e no uso da montagem enquanto prática de comentário (mesmo se sem palavras), e de teoria crítica, inclusive quando trabalha apenas sobre imagens alheias, como ele explica na sua seminal primeira instalação, Schnittstelle/Interface (1995), uma das três que o doclisboa apresenta no Palácio Galveias. Farocki é também um arguto observador dos mecanismos da "sociedade de controle", dos media e das lógicas do capitalismo, que vai constituindo um "arquivo", no sentido em que o definiu Michel Foucault.
Um autor de tremendo impacto crítico e teórico, o caso raro de um grande cineasta que nos convoca também para uma imperiosa reflexão sobre as imagens e a História.


Augusto M. Seabra


25 OUT - 11h00, Culturgest - GA


Entrada livre mediante levantamento de bilhete

 
Encontro/Debate com Anna Glogowski

Encontro/debate: o que é produzir?
Da relação entre produtor e realizador: do sonho à realidade

 

No célebre e delicioso filme de Miguel Gomes Aquele Querido Mês de Agosto, várias cenas de introspecção do filme no filme oferecem momentos de discussão e de quase conflito entre um produtor e um realizador. Numa encenação imaginada pelo autor do filme, o produtor vem visitá-lo durante as filmagens e tenta intervir em certas decisões artísticas, introduzindo alguns elementos de discórdia nessa relação a dois.
Se o produtor é aquele que sai à procura de apoio financeiro, que trata dos contratos, da distribuição comercial do filme, da comunicação à sua volta, o que nos interessa questionar aqui é o aspecto mais criativo dessa função, da própria colaboração artística no processo de criação do filme. De que maneira produtores e realizadores se comprometem juntos na fabricação de uma obra cinematográfica?
Contando com a presença no doclisboa de filmes e representantes emblemáticos de aventuras de produção bem distintas, nacionais e internacionais, reuniremos produtores e realizadores numa conversa aberta e concreta que discutirá o papel do produtor, o seu trabalho de selecção de projectos, o processo de desenvolvimento, de produção, até à apresentação da obra, sem esquecer os exemplos de auto-produção, situação crescente no documentário de hoje.


Anna Glogowski

 

24 OUT - 15h00, Culturgest - Fórum Debates

 

Entrada livre

 
Lisbon Docs 2011

Fórum Internacional de Financiamento e Co-produção de Documentários


18 - 20 de Outubro
Workshop de Desenvolvimento e Apresentação de Projectos

21 projectos de documentário (portugueses e estrangeiros), previamente seleccionados pela EDN, são discutidos e desenvolvidos sob orientação de tutores com reconhecida experiência internacional:
Audrius Stonys, Realizador
Carmen Cobos, Produtora
Catarina Alves Costa, Realizadora
Christian Popp, Produtor
Hanne Skjødt, Directora da EDN
Jesper Osmund, Montador
Kees Ryninks, Produtor
Nick Ware, Consultor


O workshop é reservado aos participantes, que trabalham a apresentação dos seus projectos para as sessões de pitching dos dias 21 e 22 de Outubro.


21 e 22 de Outubro - 10h00 às 14h00, Pequeno Auditório, Culturgest
Sessões Públicas de Pitching

Os 21 projectos são apresentados perante um painel de representantes de canais de televisão e distribuidores, líderes em co-produções e aquisições internacionais.


Assistir a esta sessão é uma forma privilegiada de conhecer o funcionamento actual do mercado internacional do documentário e possíveis formas de financiamento, co-produção e difusão.


As sessões de pitching têm entrada livre, na medida dos lugares disponíveis, e serão conduzidas em inglês.


Organização
APORDOC - Associação pelo Documentário / EDN - European Documentary Network
Co-Produção
Culturgest
Equipa
Inês Mestre, Marta Frade (Apordoc)
Apoios
Programa MEDIA, União Europeia
SEC / ICA


site Lisbon Docs

 
Mesa Redonda - Movimentos de libertação em Moçambique, Angola e Guiné-Bissau (1961-74)

Movimentos de Libertação em Moçambique, Angola e Guiné-Bissau (1961-1974)


28 OUT - 21h30, Cinema São Jorge - Sala 2


 
Fórum Debates – Culturgest

Ponto de encontro dos realizadores com o público, onde se realizam debates todos os dias após as projecções no Grande Auditório.

 
Videoteca - Culturgest

Situada em frente ao Grande Auditório da Culturgest - é de acesso público e gratuito. Estão disponíveis para visionamento cerca de 1350 títulos, enviados para o doclisboa 2011 (salvo raras excepções). Neste espaço é estritamente proibido o uso de qualquer câmara de filmar ou outro meio de captura de imagens. Os filmes seleccionados só estão disponíveis após a sua última passagem em sala.


21 a 30 OUT
Dias úteis - das 11h00 às 21h00
Fins de semana - das 14h00 às 21h00

 
Festas

O doclisboa organiza três festas:


22 de Outubro, após projecção do filme
"George Harrison: Living in the Material World"


25 de Outubro, após projecção do filme
"End of the Century: the Story of the Ramones"


28 de Outubro, 22h00, Teatro do Bairro
"Movimentos de Libertação"


Mais informações sobre os locais em www.doclisboa.org

 
Bar doclisboa

Situado no foyer central, junto ao grande auditório da culturgest - ponto de encontro informal do público e convidados do festival. o Bar doclisboa convida a beber uma bebida com a apresentação da acreditação ou do bilhete para uma das sessões da noite.


21 a 30 OUT - das 18h00 às 21h30

 
Mostra de Documentários DOCTV CPLP

O Festival Doclisboa 2011 tem o prazer de apresentar 9 filmes produzidos em 2009 no âmbito do "Concurso Internacional de Seleção de Projetos de Documentário", que ofereceu aos documentaristas dos países integrantes da Rede DOCTV CPLP a possibilidade de propor uma visão original de processos contemporâneos relacionados com a diversidade cultural de cada país. A frase "Olhares revelando a comunidade dos países de língua portuguesa" serviu de ponto de partida para as diferentes abordagens adotadas pelos realizadores. Uma ocasião única de ver obras oriundas destes países.


25 de Outubro - 15h, Cinema Londres, Sala 2
Li Ké Terra (Filipa Reis, João Miller Guerra, Nuno Baptista, Portugal, 2009, 52')
Uma Lulik (Victor de Souza, Timor, 2009, 52')


26 de Outubro - 15h, Cinema Londres, Sala 2
Tchiloli Identidade de Um Povo (Felisberto Branco, São Tomé e Príncipe, 2009, 52')
Nos Trilhos Culturais da Angola Contemporânea (Dias Júnior, Angola, 2009, 52')


27 de Outubro - 11h, Cinema Londres, Sala 2
Exterior (Maíra Buhler, Matias Mariani, Brasil, 2009, 52')
Eugénio Tavares, Coração Crioulo (Júlio Silvão Tavares, Cabo-Verde, 2009, 52')


28 de Outubro - 11h, Cinema Londres, Sala 2
O Rio da Verdade (Domingos Sanca, Guiné, 2009, 52')
Timbila e Marimba Chope (Aldino Languana, Moçambique, 2009, 52')


29 de Outubro - 11h, Cinema Londres, Sala 2
O Restaurante (Fernando Eloy, Macau, 2009, 52')

 
 
Pesquisar
OUTUBRO
sab.dom.
1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31