Júri Internacional

 
   

Paulo Branco
Presidente [PT]

Nasceu em Lisboa, 1950. Em 1971 partiu para Londres, e em 1973 para Paris. A sua ligação ao cinema tornou-se efectiva em 1974, quando começou a trabalhar, no cinema Olympic, mas o passo decisivo foi dado com o Action République, onde distribuiu filmes de realizadores que se viriam a tornar decisivos no cinema europeu. Em 1979 iniciou a sua actividade de produtor, entre Paris e Lisboa, e até hoje produziu mais de 200 filmes, entre os quais mais de 70 filmes portugueses. Em Portugal é produtor (Madragoa Filmes), exibidor (Medeia/Millenium) e distribuidor (Atalanta Filmes) e em Paris é produtor e exibidor (Gemini Films) e agente de vendas internacionais, tendo vindo a dar ao cinema português uma enorme visibilidade internacional nas últimas duas décadas.


Carmen Cobos [NL/ES]

Nascida em Sevilha, iniciou a sua carreira no Reino Unido como investigadora e coordenadora de produção na BBB Education. A partir de 1996, integrou a equipa da Ryninks Films (Holanda) enquanto co-produtora, tendo sido responsável por produções como o premiado filme Lágrimas Negras, The Hunt ou Two Lovers. A partir de 2001 tornou-se directora da Cobos Films. A sua mais recente produção The Last Victory estreou-se nas salas de cinema do Reino Unido em Junho de 2004.


Luciano Barisone [IT]

Jornalista, crítico ("Filmcritica", "Cineforum", "Duel") e cineclubista, fundou em 1990 a revista "Panoramiche", da qual é director. A partir de 1997 colaborou com vários festivais internacionais de cinema, entre os quais Locarno e Veneza.
Em 2002 tornou-se director do Infinity Festival de Alba.


Marie-Pierre Duhamel Müller [FR]

Nasceu em Paris erm 1952. É formada em História, Chinês e Cinema. Nos anos 80 coordenou a distribuição de documentários nas videotecas públicas francesas e trabalhou no Centre National de la Cinématographie, bem como no canal ARTE France onde foi administradora da unidade de programas documentários. A partir de 1995 assumiu a direcção das produções documentais da Pathé Télévision, tornando-se depois produtora independente de documentários. É autora dos guiões, realizadora de documentários, professora universitária em diversas universidades europeias, programadora e seleccionadora para diversos festivais internacionais (Veneza, Turim, Lussas, Paris,etc). Actualmente é directora artística do Festival Cinéma du Réel (Paris, Centre Georges Pompidou).


Margarida Cardoso [PT]

Fez o curso de Imagem e Comunicação Audiovisual da Escola António Arroio.
Em 1983 começou a trabalhar na área do cinema como anotadora e assistente de realização e a partir de 1996 como realizadora. Os seus filmes, documentários e ficções, ganharam vários prémios em Portugal e no estrangeiro. Filmografia:
2004 - A Costa dos Murmúrios (Longa metragem de ficção);
2003 - Kuxa-Kanema (Documentário);
2001 - Com Quase Nada (Documentário) co-realizada com Carlos Barroco;
2000 - Natal 71 (Documentário);
1998 - A Terra Vista das Nuvens (Documentário);
1999 - Entre Nós (Curta metragem, ficção);
1996 - Dois Dragões (Curta metragem ficção).


   
   
Júri Primeiras Obras e Prémio Tóbis  

 

Margarita Ledo Andión [ES]

É doutorada em Ciências da Informação pela Universidade Autónoma de Barcelona. Professora catedrática de Comunicação Audiovisual e Publicidade da Universidade de Santiago de Compostela, Margarita Ledo Andión é também directora do Observatório do Audiovisual da Faculdade de Ciências da Comunicação, escritora de ficção, jornalista, investigadora e realizadora da longa-metragem documental Santa Liberdade.


Lisa Hagstrand [SE]

Nasceu em 1952 na Suécia. Licenciou-se em Letras, História da Arte e Literatura, e diplomou-se em Fotografia na Escola da Cinema de Estocolmo. Nos primeiros anos da sua carreira, trabalhou como directora de fotografia de documentários na televisão sueca e como assistente de câmara em longas-metragens. A partir dos anos 80 tornou-se directora de fotografia e desde então trabalhou em mais de cinquenta filmes. É também produtora e realizadora de curtas-metragens e documentários, e professora de cinema e fotografia. Nos últimos anos tem trabalhado principalmente em Portugal.


Cândida Pinto [PT]

Licenciada em Comunicação Social. Trabalhou na rádio (RDP/Antena1 e TSF) e na Televisão (RTP e SIC). Como enviada especial conheceu zonas de conflito (Iraque, Afeganistão, Kosovo, Timor-Leste, Angola, Guiné-Bissau); de catástrofes naturais e testemunhou importantes momentos eleitorais (Venezuela, Moçambique, Coreia do Sul, França, EUA, Cuba, etc.). É autora de grandes reportagens distinguidas em Portugal e no estrangeiro. Recebeu o prémio AMI pela grande reportagem “Mulheres de Bagdad”. “Meninos de Angola” foi finalista num concurso da ECHO (European Community Humanitarian Office), ganhou vários prémios nacionais e também o prémio de Direitos Humanos do FIGRA, em França.


Miguel Wandschneider [PT]

Licenciado em Sociologia no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Lisboa e doutorando em Sociologia Política no ISCTE.
É programador de arte contemporânea da Culturgest, em Lisboa (o programa de exposições sob a sua responsabilidade tem início em 2006).
Da sua actividade como comissário de arte contemporânea, iniciada em 1997, destaca: Ernesto de Sousa: Revolution My Body, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1998; A Indisciplina do Desenho, Fundação Cupertino de Miranda, Vila Nova de Famalicão, 1999 / Museu de José Malhoa, Caldas da Rainha, 2000 / Museu de Aveiro, 2000 (org. Instituto de Arte Contemporânea / Ministério da Cultura); SlowMotion, Escola Superior de Tecnologia Gestão Arte e Design (ESTGAD), Caldas da Rainha, Maio 2000-Março 2003 / Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Fevereiro-Agosto 2002; Ângelo de Sousa: Sem Prata, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Porto, 2001; Noronha da Costa Revisitado (1965-1983), Centro Cultural de Belém, Lisboa, 2003-2004.


Carlos Pinsky [FR]

Carlos Pinsky é director adjunto da Unidade de Documentários do canal televisivo francês France 5. Tem a seu cargo os programas “Société” e “Evènements Exceptionnels”.


   
   

Júri Escolas
Alunos da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre:

 

Zara Castelo
 

Sara Ribeiro

Sofia Sousa

Luís Miguel Silva  

Claúdia Barata

   
   

Júri Universidades
Alunos da Universidade Nova de Lisboa (FCSH), ETIC, IADE, Restart
e Universidade Lusófona

 

Patricia Braz - Universidade Nova de Lisboa (FCSH)

Paulo Fonseca - ETIC

Miguel Lobo Antunes - IADE

Raquel Vitório - Restart

Maria Lalande - Universidade Lusófona

   

 

 
Júri Federação Portuguesa de Cineclubes
 

Luís Pedro Blanch
 

Ricardo Medeiros  

Artur Carvalho  

 

 

  doclisboa 2004
II International Documentary Film Festival

Culturgest. Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos. Rua Arco do Cego 1000-300 Lisboa
Phone + 351 21 886 08 00 | Fax +351 21 887 16 39 | Mobile +351 93 870 16 90 | E.mail
doclisboa@doclisboa.org | apordoc@sapo.pt