ENGLISH VERSION

Apresentação

O Documentário vem aqui preencher mais uma vez a sua função: a de dar a ver, de pensar os homens, o seu lugar no mundo e no tempo, sob as formas cinematográficas mais variadas, transgredindo por vezes fronteiras formais ao serviço das histórias contadas.
O cinema do real pode não mudar o mundo mas permite entendê-lo melhor e, quem sabe, contribuir para transformar a apatia em força de mudança.
Com cerca de 180 filmes e um programa preparado com paixão, a IX edição do doclisboa oferece ao público um lugar de encontro, de partilha, de reflexão, de construção do olhar e de debate.

 



«Já se transformou num agradável hábito de Outono viajar até ao doclisboa para ir ao encontro dos grandes mestres do real.»
José Manuel López, Cahiers du Cinéma


«O que é que faz um bom festival? O ambiente que se vive, que tem a ver com os espaços e com as pessoas que nos recebem. A informação que nos dão - programa, site, catálogo e apresentação dos realizadores convidados - e, claro, a programação. Encarar a arte do documentário de forma séria mas sem pretensiosismos. E ousar lutar por melhores condições para o documentário, a nível nacional e internacional.
O doclisboa tem tudo isto!
Tue Steen Müller, Filmkommentaren.dk


Organizado pela Apordoc na segunda metade de Outubro, o doclisboa apresenta todos os anos em antestreia os melhores documentários da última temporada e reúne uma série de programações competitivas e não competitivas, incluindo a retrospectiva de autores internacionalmente aclamados. As masterclasses do festival são públicas e gratuitas. Os encontros informais com os realizadores estimulam o diálogo entre os profissionais e o público. Ao longo do festival os participantes também podem assistir e participar no Forum Internacional para Co-produções Lisbon Docs (pitching).


 
Pesquisar
OUTUBRO
sab.dom.
1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31