NOTÍCIAS
O FESTIVAL
PROGRAMAÇÃO
ACTIVIDADES PARALELAS
PRÉMIOS
JÚRIS
PARCEIROS
IMPRENSA
PUBLICAÇÕES
EQUIPA + CONTACTOS
GALERIA
EDIÇÕES ANTERIORES
LISBON DOCS
LINKS
APORDOC
DESCOBRIR LISBOA

o festival
Em Outubro, o mundo e o documentário voltaram a passar por Lisboa

       
       
       
       

O doclisboa é o único festival de cinema em Portugal exclusivamente dedicado ao documentário. Em 2007, na sua quinta edição, o doclisboa apostou na capitalização do renovado interesse dos espectadores portugueses pelo documentário e conseguiu trazer às salas da Culturgest, do Cinema Londres e do Cinema São Jorge, um público muito numeroso e entusiasta.
O documentário “foi assunto” e criou-se uma nova consciência da sua enorme riqueza, diversidade e potencialidades. O doclisboa apostou também na descoberta de novos territórios, na grande diversidade, e na vitalidade do cinema do real.

Em 2007 o festival manteve os principais objectivos das edições anteriores:

  • Mostrar ao público português filmes importantes e multi-premiados internacionalmente que ainda não chegaram às salas de Lisboa;
  • Permitir uma reflexão mais aprofundada sobre temas contemporâneos e de actualidade;
  • Dar a conhecer de forma mais sistemática a cinematografia de outros países;
  • Organizar debates que mobilizem o público em torno de filmes importantes e de temas transversais, presentes em várias obras.
O doclisboa 2007 trouxe novamente a Lisboa, em primeira-mão, o melhor da produção nacional e internacional de documentário: foram onze dias de projecções em regime intensivo, ainda com mais filmes, mais secções e mais actividades complementares do que nas anteriores edições.

Em Outubro, o doclisboa foi, mais uma vez, um ponto de encontro privilegiado do público com realizadores e outros profissionais nacionais e estrangeiros do documentário (produtores, distribuidores, programadores, críticos...) e um fórum aberto de reflexão e discussão sobre o estado do mundo e a situação do cinema documental contemporâneo.