RAW: Residências Arché→Work

Em 2019, o Doclisboa, em conjunto com o Márgenes e com o apoio do Programa Ibermedia, lança as RAW: Residências Arché→Work, um programa de desenvolvimento criativo e de formação de seis semanas que prevê a participação no Arché (o laboratório do Doclisboa), uma residência artística em Lisboa e a participação no MRG//Work (o espaço de trabalho do Márgenes).

As RAW dirigem-se a projectos independentes e propostas autorais únicas, inovadoras, consistentes e relevantes no panorama contemporâneo. Dedicam-se também à formação de jovens investigadores na área do cinema de não ficção.

O objectivo desta parceria é colocar o eixo Lisboa-Madrid ao serviço de uma indústria plural e viva de cinema independente de não ficção e incentivar as co-produções entre países Ibermedia, bem como criar oportunidades de acesso ao mercado a produtores e realizadores em início de carreira, respeitando e incentivando as especificidades artísticas e económicas de cada projecto.

Em 2019, três projectos e dois críticos farão parte das duas modalidades Residências RAW:

 

Residências de Criação:

Dirigidas a realizadores e produtores emergentes provenientes de um dos países membros do Programa Ibermedia com um com um projecto audiovisual em desenvolvimento, propostas autorais, inovadoras, coerentes e relevantes no panorama contemporâneo.

 

Projectos Seleccionados:

Pepe, la Imaginación en el Tercer Cine
de Nelson Carlo de los Santos Arias
Produção: Pablo Lozano, Tanya Valette, Monte y Culebra SRL (República Dominicana, Colômbia, França)
Fase de escrita
Sinopse: Na selva da Colômbia, o jovem hipopótamo Pepe foi morto. Entre sons e urros, os seus fantasmas narram a sua história, autêntica e falsa, séria e divertida. Mais uma história a acrescentar ao imaginário das cidades vizinhas, cheias de lutas de machos, ditaduras e seres que morreram sem nunca saberem verdadeiramente onde estavam.

Miraba caer las gotas iluminadas por los relámpagos, y cada que respiraba suspiraba, y cada vez que pensaba, pensaba en ti / I watched the drops illuminated by the lightning fall, and every time I breathed I sighed, and every time I thought, I thought of you
de Pepe Gutiérrez García
Produção: Tatiana Graullera, Los no ricos films (México)
Fase de desenvolvimento
Sinopse: Ficção e documentário misturam-se na exploração das origens e desenvolvimento do colonialismo. No século XVII, um marinheiro espanhol atravessa o Oceano Pacífico no galeão Manila. No século XXI, imagens documentais do México, Filipinas e China seguindo a rota descrita pelo galeão há mais de 300 anos. O passado e o presente coexistem através de humanos autómatos, espaços que se tornam figuras e luzes que se extinguem no escuro.

Sobre las nubes / About the clouds
de María Aparicio
Produção: Pablo Ratto, Eva Cáceres, Trivial Media (Argentina)
Fase de desenvolvimento
Sinopse: Ramiro é cozinheiro num bar. Hernán é um técnico no desemprego. Nora é enfermeira num hospital público. Lucía atende os clientes de uma livraria. Quatro histórias e uma cidade a preto e branco sob uma chuva recorrente. Não se conhecem entre si, são apenas habitantes da mesma cidade.

 

Residências de Crítica e Investigação

Dirigidas a jovens críticos e investigadores provenientes de países Ibermedia, cujo objecto de estudo esteja relacionado com a prática fílmica de não ficção, com especial foco à produção audiovisual de Portugal, Espanha e países da América Latina. Têm como objectivo a promoção de conteúdos e conhecimentos com o intuito de fomentar o diálogo entre a investigação e as práticas cinematográficas contemporâneas.

 

Participantes Seleccionados:

With Land
de Lucía Salas
Argentina

Abstract: Os artistas são colonos. E o espaço? Com Land, Lucía Salas procura filmes rodados em Los Angeles, cidade interminável localizada nos EUA, mas que é também uma extensão de muitas outras terras: América Latina a sul, Ásia desde o Pacífico e o mundo em todas as suas margens.

Percursos e derivas da não ficção espanhola recente / Directions and drifts of recent Spanish non-fiction cinema 
de Miguel Zozaya
Espanha

Abstract: Tomando como ponto de partida as últimas edições do Doclisboa e do Márgenes, esta investigação pretende reflectir sobre a presença de documentários espanhóis: os seus interesses temáticos e formais, as suas genealogias possíveis e o lugar que ocupam, tanto na história do cinema espanhol, como no mapa actual dos filmes internacionais de não-ficção.

Arché