Bolsas MRG//Work

APRESENTAÇÃO

 

MRG//Work é o espaço de formação, análise e desenvolvimento do Festival Márgenes, em Madrid.

Num mundo onde a imagem audiovisual está em constante mudança e em que são necessárias novas formas de trabalhar o audiovisual e o cinema, o MRG//Work nasceu, no contexto do festival Márgenes, como espaço de reflexão, trabalho e desenvolvimento criativo para autores, profissionais e estruturas independentes. Os seus objectivos fundamentais são promover o trabalho em rede, impulsionar novos projectos e fomentar a sua circulação, assegurando, ainda assim, a sua identidade e qualidade.

Destina-se a realizadores e produtores oriundos de países iberoamericanos e Itália, com projectos de longa-metragem, de carácter mais autoral, de qualquer género e em diferentes fases de desenvolvimento.

Com o apoio da La Casa Encendida da Fundação Montemadrid, atribui um prémio de € 4.000 para apoiar a criação audiovisual e talentos emergentes na Ibero-América. Este prémio tem o objetivo de apoiar a realização de projectos audiovisuais independentes, de forte caráter autoral, e promover a criação de novas narrativas e propostas estéticas que estão a redifinir as fronteiras do cinema.

Uma comissão formada pelo departamento de cultura da La Casa Encendida e por um profissional externo será responsável pela selecção do projeto vencedor. Será tido em conta o valor artístico do mesmo, a novidade de sua abordagem, a viabilidade económica e sua coerência e relevância no panorama atual. A decisão desta comissão será inapelável. O prémio será formalizado contra a fatura apresentada pelo vencedor à GECESA (Sociedade Gestora da Casa Encendida) e estará sujeita aos impostos correspondentes, se for o caso.

A partir de 2019, o MRG//Work conta com o apoio do Programa Ibermedia, traduzido num conjunto de bolsas de participação.

 

PROGRAMA DE ACTIVIDADES E CANDIDATURAS

 

A quinta edição do MRG // Work acontecerá de 26 a 29 de Novembro na La Casa Encendida de Madrid, no âmbito do 9º Festival Márgenes.

Durante quatro dias, os selecionados trabalharão com uma equipa de profissionais internacionais do sector que, graças a seus diferentes perfis profissionais, os orientarão sob diferentes pontos de vista: artístico, crítico, técnico, financeiro e comercial. O objectivo é promover o potencial criativo dos projetos escolhidos e, ao mesmo tempo, encontrar as melhores estratégias para promover a sua boa realização e circulação adequada. Projetos em diferentes estados (escrita, desenvolvimento ou pós-produção) serão aceites sem distinção de género ou tema. Será dada particular atenção a projetos que mergulham na contemporaneidade e ajudem a entender e pensar o mundo contemporâneo.

Candidaturas

A inscrição é gratuita e é feita online. Para se candidatar a uma bolsa MRG//Work, os candidatos devem ler atentamente o Regulamento. A participação pressupõe a aceitação do mesmo e o cumprimento dos requisitos aí estabelecidos. Os candidatos devem, até 31 de Maio de 2019 (23:59 GMT +1), preencher o formulário de candidatura, anexando memória e dossier do projeto, onde deverá ser incluído o tratamento ou o argumento num único documento PDF (anexar ao formulário de inscrição).

 
Para dúvidas e mais informações, contactar:
Mariana Barassi
work@margenes.org