Bolsas Arché

O Arché é um laboratório de actividades profissionais, destinado a realizadores, produtores e outros profissionais de cinema nascido em 2015 no seio do Doclisboa. Dirigido a a realizadores, produtores, investigadores e outros profissionais de cinema, pretende colocar à disposição ferramentas, bem como momentos de reflexão e formação para a criação de novos projectos, garantindo a sua identidade e qualidade.

Em 2019, o Arché decorre de 17 a 27 de Outubro e conta com o apoio do Programa Ibermedia.

 

PROGRAMA DE ACTIVIDADES

 

Oficinas de Desenvolvimento de Projecto
As 3 oficinas do Arché irão decorrer num modelo de porta fechada e de trabalho colectivo. Destinadas a projectos em diferentes fases de desenvolvimento, da escrita à montagem, pretendem, por um lado, questionar e potenciar cada projecto, e reflectir e debater os aspectos de construção de cada filme.
Haverá também espaço para projectos cuja construção não decorre no modelo tradicional e linear de desenvolvimento, mas sim de processos mais pessoais, ou mais dependentes de circunstâncias muito específicas.
As oficinas serão orientadas por tutores internacionais ligados às áreas produção, montagem e realização e em língua portuguesa, espanhola ou inglesa.

Oficina de Preparação de Pitching
A oficina de preparação para o pitching final do Arché destina-se a afinar as estratégias de cada projecto e equipa para comunicar os seus projectos. Haverá uma simulação de pitchings (15 minutos cada), bem como uma apresentação dos materiais de comunicação (trailers, excertos, imagens), e um momento de auto e hetero-crítica, em colectivo e à porta fechada.
Será também discutida a estratégia para cada projecto no sentido de melhor compreender os objectivos a atingir no pitching, incluindo a análise do dossier de produção.

Pitching e One-to-ones
A sessão de pitching, com a duração de uma tarde e uma manhã, será um momento de presentação dos projectos para um público profissional alargado. Serão convidados programadores, produtores, distribuidores, agentes de vendas, de diversos países. Cada pitching terá a duração de 15 minutos.
Na manhã seguinte terão lugar as reuniões individuais, entre as equipas e os profissionais internacionais convidados. Cada reunião terá a duração de 15 minutos.

Masterclasses
Programa de masterclasses, individuais e colectivas, repartido entre o Arché e o MRG//Work, a ter lugar em Novembro no contexto do festival Márgenes.
No Arché, as masterclasses corresponderão às fases de pré-produção e produção dos filmes. Serão masterclasses plurais, repartidas entre vários especialistas internacionalmente reconhecidos, com especial enfoque no mercado iberoamericano.