O Doclisboa pretende questionar o presente do cinema, em diálogo com o seu passado e assumindo o cinema como um modo de liberdade. Recusando a categorização da prática fílmica, procuram-se as novas problemáticas presentes na imagem cinematográfica, nas suas múltiplas formas de implicação no contemporâneo. O Doclisboa tenta ser um lugar de imaginação da realidade através de novos modos de percepção, reflexão, novas formas possíveis de acção.
doclisboa
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.
05–06-18

Levar o cinema à biblioteca

Doclisboa participa do projecto AVA e leva uma selecção de filmes à Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, e à Biblioteca de Marvila, em Lisboa, a partir do próximo dia 20 de Junho. É a concretização de um projecto de videotecas digitais a nível europeu, lançado em 2017 por uma plataforma de divulgação de festivais. O acesso é feito de forma gratuita, através de computadores instalados em bibliotecas municipais das cidades do Porto e de Lisboa, numa zona devidamente assinalada.

 

A sessão de lançamento do projecto acontece na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no dia 20 de Junho às 18h30, com a presença da co-directora do Doclisboa, Cíntia Gil, e do realizador Edmundo Cordeiro. O seu filme Todas as Cartas de Rimbaud, sobre a relação de Maria Filomena Molder com as cartas do poeta francês, será exibido no local. Para além deste, 20 outros títulos do Doclisboa’17 estarão disponíveis ao público de forma continuada.

 

O projecto AVA teve início com sete festivais de curtas-metragens europeus, sob a coordenação do Reelport, que em 2018 alargou o convite a quatro certames de documentário: Doclisboa, Jihlava, Beldocs e Sheffield. O objectivo sempre foi levar o cinema às bibliotecas, dotando-as de novas oportunidades para os leitores, buscando novos públicos e formas de ver e distribuir cinema. Esta actividade inscreve-se no trabalho de Projecto Educativo e Serviço Público que o Doclisboa desenvolve de forma continuada o ano inteiro.

Newsletter

Doclisboa
Casa do Cinema
Rua da Rosa, 277 - 2º
1200-385 Lisboa
+351 914 570 001
+351 913 672 710
doclisboa@doclisboa.org