O Doclisboa pretende questionar o presente do cinema, em diálogo com o seu passado e assumindo o cinema como um modo de liberdade. Recusando a categorização da prática fílmica, procuram-se as novas problemáticas presentes na imagem cinematográfica, nas suas múltiplas formas de implicação no contemporâneo. O Doclisboa tenta ser um lugar de imaginação da realidade através de novos modos de percepção, reflexão, novas formas possíveis de acção.
doclisboa
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.
25–06-18

IR À BIBLIOTECA VER UM FILME

“A APORDOC defende, já há bastantes anos, que, numa época em que a imagem em movimento é prevalecente no quotidiano de toda a gente, mas em particular das mais jovens gerações, os filmes e a educação cinematográfica são materiais fundamentais de estudo. Nós tivemos o cuidado de pensar cada posto de visionamento AVA como uma janela para o mundo, mas também um espaço para pensar a alteridade, ou seja para pensarmos a nossa relação com os outros e a diversidade, sobretudo no mundo contemporâneo. Houve um especial cuidado em escolher filmes para diversos grupos etários e para diversos grupos escolares. Portanto, desafiamos os professores, os educadores, os formadores, desde os pequeninos até às escolas sénior para utilizarem estes materiais e para nos contactarem também se necessário for, para outras actividades.”

Palavras da co-directora do Doclisboa, Cíntia Gil, durante o arranque da Videoteca Digital AVA na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Onde, no dia 20 de Junho, assinou, com a Directora Municipal de Cultura e Ciência da Câmara do Porto, Mónica Guerreiro, o protocolo que institui este serviço público. Inscrito na actividade do Projecto Educativo que a APORDOC e o Doclisboa levam a cabo durante o ano inteiro, disponibiliza 21 títulos de curtas e longas-metragens que passaram pelo festival, com acesso gratuito em dois computadores devidamente assinalados.

A iniciativa chegará também brevemente a Lisboa, e à Biblioteca de Marvila, mas está para já ao dispor de todos quantos visitam a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, nos jardins do Palácio de Cristal, no Porto. Porque entre ler o livro e ver o filme, nós escolhemos os dois.

Newsletter

Doclisboa
Casa do Cinema
Rua da Rosa, 277 - 2º
1200-385 Lisboa
+351 914 570 001
+351 913 672 710
doclisboa@doclisboa.org