O Doclisboa pretende questionar o presente do cinema, em diálogo com o seu passado e assumindo o cinema como um modo de liberdade. Recusando a categorização da prática fílmica, procuram-se as novas problemáticas presentes na imagem cinematográfica, nas suas múltiplas formas de implicação no contemporâneo. O Doclisboa tenta ser um lugar de imaginação da realidade através de novos modos de percepção, reflexão, novas formas possíveis de acção.
doclisboa
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.
26–06-18

6.DOC: IDEAL É IR AO CINEMA

Seis foi o número de sessões com filmes da última edição do Doclisboa que acabou por estrear em sala, ao longo de 2018, graças à parceria com o Cinema Ideal. Que possibilitou distribuir comercialmente sete filmes que dificilmente chegariam ao grande público. Chamámos-lhe 6.doc – Doclisboa no Cinema Ideal e – desde Janeiro com Faithfull até Junho com Spell Reel – levou cerca de 2.000 espectadores, numa média de 45 espectadores por sessão, à sala de cinema do centro de Lisboa.

 

Em tempo de balanço, queremos agradecer aos responsáveis pelo Cinema Ideal, que nos fizeram sentir como em casa, e a quem nos ajudou apresentar e contextualizar as sessões. Muito obrigada aos realizadores Edmundo Cordeiro, João Moreira Salles, Silas Tiny e Filipa César, bem como aos convidados Rita Redshoes, Señoritas, Maria Filomena Molder, António Guerreiro, Marta Lança, Rodrigo Lacerda e Sara Baga. Tudo gente que veio ajudar a confirmar que Ideal continua a ser ir ao Cinema.

 

6.doc – Doclisboa no Cinema Ideal 2018
25 Janeiro:
Faithfull de Sandrine Bonnaire
Why Is Difficult to Make Films in Kurdistan de Ebrû Avci
2 Fevereiro: Todas as Cartas de Rimbaud de Edmundo Cordeiro
3 Março: No Intenso Agora de João Moreira Salles
19 Abril: O Canto do Ossobó de Silas Tiny
5 Maio: Martírio de Vincent Carelli
21 Junho: Spell Reel de Filipa César

 

Newsletter

Doclisboa
Casa do Cinema
Rua da Rosa, 277 - 2º
1200-385 Lisboa
+351 914 570 001
+351 913 672 710
doclisboa@doclisboa.org