Doc Alliance

O Doc Alliance é uma rede internacional, iniciativa de sete festivais de cinema documental europeus, à qual o Doclisboa se juntou em 2013, que tem como objectivo apoiar o cinema documental independente. O Doc Alliance realiza, anualmente, um conjunto de actividades que visa o desenvolvimento de formas alternativas de exibição e distribuição de cinema documental e de diferentes formas de colaboração entre estrututras. Para além do Doclisboa, fazem parte do Doc Alliance os festivais CPH:DOX Copenhagen (Dinamarca), o DOK Lepizig (Alemanha), o FID Marseille (França), o Jihlava International Documentary Film Festival (República Checa), o Docs Agains Gravity (Polónia) e o Visions du Réel (Suíça).

Enquando membro do Doc Alliance, o Doclisboa participa activamente nas suas 2 principais actividades: o Prémio Doc Alliance e o portal de distribuição vod, www.dafilms.com.

Prémio Doc Alliance sete filmes, nomeados pelos festivais-membros, concorrem anualmente ao prémio Doc Alliance, atribuído por um Júri de 7 membros, cada um igualmente nomeado pelos festivais-membros. O prémio é atribuído em Agosto, no programa de actividades profissionais do Festival de Locarno. Desde a entrada do Doclisboa neste projecto, foram já vencedores dois filmes portugueses: Cativeiro, de André Gil Mata (Prémio Doc Alliance 2013) e A Campanha do Creoula, de André Valentim Almeida (Prémio Doc Alliance 2014). Cada festival apresenta, posteriormente, uma selecção destes sete filmes numa secção própria, com o objecto de contribuir para a sua circulação. Conheça aqui a selecção Doc Alliance de 2018.

www.dafilms.com portal de distribuição online de documentário em VoD, para o qual os membros contribuem com um leque de filmes por ano, bem como com títulos para a realização de programações temáticas temporárias. O Doclisboa apresenta anualmente uma mostra de cinema português em Outubro, tendo já realizado diversas programações online no portal: uma retrospectiva integral da obra Catarina Mourão, mostra de filmes de Jorge Silva Melo, programa de filmes sobre a Revolução do 25 de Abril de 1974 aquando da celebração dos seus 40 anos, entre outras.