Oficina de Visionamento e Discussão de Projectos Finais

Esta oficina acolhe filmes cujo trabalho está em curso – projectos já rodados, em fase de montagem, que serão discutidos quanto à sua forma final.

24, 25 e 27 OUT / das 10.00 às 14.00
26 OUT / das 10.00 às 17.00
Culturgest – Fórum Debates

Projectos seleccionados

Campo
de Tiago Hespanha
Produção: Luísa Homem (Terratreme Filmes) – Co-produção: Aline Schmid (Beauvoir Films)
Portugal, Suíça

El Creador de Universos (The Creator of Universes)
de Mercedes Dominioni
Produção: Gerardo Castelli
Uruguai, Espanha

Les Éléphants Blancs de Yamoussoukro
de Laurence Bonvin
Produção: Laurence Bonvin
Suíça

Nocturno: un Poema de Mar en Puerto (Nocturne: a Poem of the Sea in Port)
de Álvaro F. Pulpeiro
Produção: Víctor Paz Morandeira (A Cuarta Parede Films)
Espanha, Colômbia

War Diaries
de Luís Brás
Produção: Abel Chaves
Portugal

Tutor

Luciano Rigolini é produtor independente e vive em Paris desde 1995. Foi commissioning editor para o canal ARTE, responsável pelo documentário de autor. Tem procurado sempre novas formas narrativas, com a preocupação de manter o cinema independente vivo e inovador. Produziu trabalho de realizadores como Chris Marker, Alexander Sokurov, Naomi Kawase, Alain Cavalier, Apichatpong Weerasethakul e Tsai Ming-Liang, tendo também descoberto numerosos jovens talentos.

Sessões Complementares

Como complemento ao trabalho desenvolvido ao longo da Oficina, os participantes terão sessões de feedback com Jean-Pierre Rehm e João Tabarra e um encontro com Jasmin Bašić sobre planeamento estratégico e festivais de cinema.

Sessões de Feedback

Jean-Pierre Rehm
Estudou Literatura Moderna e Filosofia. Deu aulas de História e Teoria da Arte. Foi curador de várias exposições de arte contemporânea, escreveu para vários meios de comunicação, foi membro do conselho editorial dos Cahiers du Cinéma e escreve regularmente para catálogos. Até 2012, dirigiu o programa de pós graduação na Ecóle Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Lyon. Desde 2001, encabeça o Festival Internacional de Cinema de Marselha.
Studied Modern Literature and Philosophy. Taught History and Theory of Art. Curated several contemporary art exhibitions, wrote for various media, used to be a member of the editorial board of Cahiers du Cinéma and regularly writes for catalogues. Until 2012, he directed the postgraduate programme at the École Nationale Supérieure des Beaux-Arts de Lyon. Since 2001, he is at the head of the Marseille International Film Festival.

João Tabarra
João Tabarra (Lisboa, 1966) estudou fotografia na Ar.co. Começou a expor com regularidade no final dos anos 80 tendo consolidado um percurso que conta com a sua presença em relevantes projetos expositivos nacionais e internacionais tanto individualmente como em coletivos . Está representado em prestigiadas coleções, institucionais e privadas, fazendo os seus trabalhos parte dos acervos das mesmas em Portugal e Estrangeiro. Continua a desenvolver e a apresentar o seu trabalho a par com inúmeras solicitações para conferências, debates e master classes em importantes e reconhecidas instituições. Em 2015, é convidado para desenvolver a sua investigação de doutoramento na Universidade do Algarve, “Biotope: Biopolíticas Contemporâneas para a Citadel Interior”, tendo por cocoordenadora Nicole Brenez. É professor de Moving Image no Departamento de Media Arts, HGK Karlsruhe University for Arts and Design, Karlsruhe, Alemanha.

27 OUT / das 15.00 às 19.00, Culturgest – Sala 5

Sessão de Planeamento Estratégico
Como, quando e onde lançar um filme? Um olhar sobre o panorama contemporâneo dos festivais de cinema e uma conversa sobre as estratégias mais adequadas e as oportunidades para cada filme.

Jasmin Bašić
Historiadora e curadora de cinema. Colaborou com vários festivais e com a Universidade de Artes & Design de Genebra, a Cinemateca de Tânger, o Centro de Imagem La Virreina (Barcelona), o Centro Audiovisual Croata, a Cinemateca Francesa, o Centro Pompidou, os Cahiers du Cinéma e o Forum des Images (Paris). Curou retrospectivas de Charles Burnett, David Cronenberg, Michael Snow, Harun Farocki, Atom Egoyan e a Onda Negra Jugoslava.

29 OUT / das 15.00 às 17.00, Culturgest – Sala 5

A oficina é reservada aos participantes do Arché