29-06-2015
Inscrições abertas para o ARCHÉ – Laboratório gratuito de desenvolvimento de projectos para os profissionais do cinema

O Doclisboa lança este ano um novo projecto direccionado ao mercado e ao desenvolvimento de projectos em diferentes estágios de produção.

O ARCHÉ será composto por duas Oficinas – destinadas a duas fases distintas da produção de filmes -desenvolvidas ao longo de 7 dias, de 23 a 30 de Outubro. Em cada uma dela serão acolhidos quatro projectos, portugueses e espanhóis ( sendo a Espanha o país convidado desta primeira edição do ARCHÉ) com o intuito de promover a proximidade entre as estruturas de produção de ambos os países participantes. Paralelamente os participantes terão a possibilidade de participar numa série de encontros, debates, masterclasses com os convidados nacionais e internacionais do Doclisboa.

A participação é inteiramente livre de custos e as inscrições estão abertas até ao dia 16 de Agosto.
Submeta a sua inscrição aqui

Sobre as Oficinas:

OFICINA DE ESCRITA E DESENVOLVIMENTO DE PROJECTO
De 23 a 27 de Outubro
Tutor: Marta Andreu
Coordenadora de programação no Mestrado de Criação Documental da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona), onde dirige, também, um workshop de escrita para documentário. Em 2004 fundou a produtora Estudiplaytime e, mais tarde, o fórum The Filmed Portrait LAB no Festival Internacional de Documentário Play-Doc. Marta Andreu é responsável pelos contúdos académicos do Festival DocMontevideo, é consultora de cinema espanhol, português e latino-americano para o festival suíço Visions do Rèel e membro da comissão do World Cinema Fund da Berlinale.
Direccionada a: desenvolvimento de projecto – escrita, desenvolvimento temático, reflexão sobre as estratégias a desenvolver no filme, elaboração de dossier/guião e reflexão sobre estruturas de produção.
Destinada a: realizadores, produtores e argumentistas

OFICINA DE VISIONAMENTO E DISCUSSÃO DE PROJECTOS FINAIS
De 26 a 30 de Outubro
Tutor: Luciano Rigolini
Vive em Paris desde 1995 e tem sido commissioning editor para o canal ARTE, onde é responsável pelo Documentário de Autor. Tem procurado sempre novas formas narrativas, com a preocupação de manter o cinema independente vivo e inovador. Produziu trabalho de realizadores como Chris Marker, Alexander Sokurov, Naomi Kawase, Alain Cavalier, Apichatpong Weerasethakul e Tsai Ming-Liang, tendo também descoberto numerosos jovens talentos.
Direccionada a: filmes no estado de work in progress – projectos já rodados, na fase de montagem, que serão discutidos quanto à sua forma final.
Destinada a: realizadores, produtores e montadores.

Aceda a todas as informações detalhadas e ao regulamento aqui.