Bilheteiras + Horários | Equipa + Contactos | Edições Anteriores | Apordoc | Links | Descobrir Lisboa | ENGLISH
Regulamento doclisboa 2008

1. O doclisboa 2008 - Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa - terá lugar de 16 a 26 de Outubro.

2. O doclisboa é um festival exclusivamente dedicado ao cinema documental que se interessa por novas formas de pensar, de olhar o mundo e de comunicar. O festival privilegia filmes inéditos em Portugal. O objectivo do festival é permitir uma reflexão mais aprofundada sobre temas contemporâneos e de actualidade provocando a reflexão e o debate de ideias. O doclisboa aposta também na descoberta de novos territórios, na diversidade de estilos, e na vitalidade do cinema do real.

3. O Comité de selecção procura filmes com qualidade de escrita cinematográfica que manifestem tanto no conteúdo como na forma o ponto de vista do autor.

4. Só os filmes terminados após 1 de Janeiro 2007 são elegíveis para as secções competitivas.

5. Podem concorrer filmes de longa, média e curta-metragem com os seguintes formatos de projecção: 35mm, 16mm, Beta SP Pal e Beta Digital Pal. Todos os filmes seleccionados serão projectados durante o festival com legendas em português e em inglês. Os filmes portugueses serão exibidos com legendas em inglês.

6. A data limite para as inscrições é 15 de Junho 2008.

7. São aceites as inscrições que incluem DVD do filme e ficha de inscrição devidamente preenchida. A inscrição será feita on-line em www.doclisboa.org

8. O Comité de selecção decide em que secção o filme inscrito será apresentado.

9. O doclisboa tem três secções competitivas:

1. competição internacional – aberta a filmes de longa-metragem com uma duração mínima de 50 minutos e filmes de curta metragem com uma duração máxima de 50 minutos.
2. competição nacional - para onde vai o documentário português?
aberta a filmes de produção e/ou realização portuguesa de curta e longa metragem.
3. competição investigações – filmes de longa e curta metragem.

10. As Primeiras e Segundas obras apresentadas em qualquer uma das 3 secções competitivas são elegíveis ao Prémio Melhor Primeira Obra.

11. Os Júris das Competições são constituídos por personalidades do meio cinematográfico e de reconhecido mérito nacional e internacional.

12. Os prémios do doclisboa são constituídos por um troféu, um diploma e um valor monetário, atribuídos ao realizador do filme.

13. O Júri da Competição Internacional atribuirá o Grande Prémio para a melhor longa-metragem, para a melhor curta-metragem e para a melhor Primeira Obra Internacional. O mesmo Júri poderá ainda atribuir uma Menção Especial do Júri.
O Júri da Competição Nacional atribuirá o prémio para o melhor filme português de longa e curta-metragem (presente em todas as secções competitivas do festival), e o prémio da melhor primeira obra documental portuguesa.
O Júri Investigações atribuirá o prémio para o melhor filme na secção Investigações.
O Júri Universidades constituído por estudantes, atribuirá o prémio do melhor longa metragem em competição internacional.
O Júri Escolas constituído por alunos de escolas secundárias, atribuirá o prémio do melhor filme português presente no festival.

14. As decisões do Júri são finais.

15. COMO INSCREVER UM FILME
O doclisboa deverá receber até 15 Junho:
- ficha de inscrição devidamente preenchida
- DVD com legendas ou versão inglesa, francesa, espanhola ou portuguesa. Pede-se aos participantes a verificação dos DVD enviados
- outra informação relevante
- três fotografias do filme (resolução mínima: 300 dpi – 10x10cm) em formato digital
- uma fotografia do realizador em formato digital

Imediatamente após a comunicação da selecção:
- lista dos diálogos em inglês
- press kit

até 25 de Setembro:
- Cópia do filme seleccionado (no formato de exibição)
- Cartazes, postais e materiais promocionais do filme.

16. Todas as despesas de envio do DVD para a selecção são da responsabilidade dos participantes que inscrevem os filmes.

17. As cópias dvd enviadas para selecção não serão devolvidas e serão incluídas no arquivo da videoteca do doclisboa, onde podem ser consultadas em visionamentos para fins pedagógicos. Para visionamentos públicos, será sempre pedida autorização aos detentores dos direitos.

18. É da responsabilidade do festival a selecção de todos os documentários que participam na programação.

19. No caso do filme ser seleccionado, o Festival informará o participante até um mês antes do início do festival. Após a comunicação da participação de um filme no festival, o filme não deverá ser exibido em Portugal até à sua passagem no doclisboa. O doclisboa informará também até um mês antes do início do festival da não selecção de um filme no festival.

20. Após a selecção, o festival poderá utilizar:
três minutos do filme para promoção do festival;
o material de divulgação do filme (dossier de imprensa, cartazes, postais, etc) para promoção do Festival.

21. As cópias para projecção deverão ser enviadas para o Festival até ao dia 25 de Setembro.

22. No caso de filmes provenientes de países extra-comunitários, a cópia deverá ser acompanhada por uma factura pro-forma com o nome do remetente, o título do filme, peso, medidas e número de bobines.

23. Os custos de envio para Portugal são da responsabilidade do participante. O custo do levantamento dos filmes na alfândega é da responsabilidade do Festival, bem como os custos de devolução dos filmes para o país de origem. Aí, as despesas de alfândega serão da responsabilidade dos participantes.

24. Todos os filmes exibidos deverão permanecer no festival até ao seu fim, só se procedendo à sua devolução após o encerramento do festival.

25. Os seguros de transporte das cópias são da responsabilidade do festival quando este proceder ao seu transporte. Após a recepção das cópias, o Festival é responsável por estas até ao momento do seu reenvio. O seguro das cópias não se aplica a negativos, positivos ou masters.

26. Os convidados do festival não estão cobertos pelo seguro do Festival.

27. O produtor de um filme premiado no doclisboa deverá comprometer-se a mencionar o prémio do doclisboa em todos os materiais promocionais do filme e no genérico das cópias posteriores ao festival.

28. A inscrição de um filme no doclisboa pressupõe o conhecimento e a aceitação do presente regulamento.

29. A Direcção do Festival decidirá sobre todas as matérias não constantes do presente regulamento, de acordo com as regras internacionais de Festivais de Cinema.