Bilheteiras + Horários | Equipa + Contactos | Edições Anteriores | Apordoc | Links | Descobrir Lisboa | ENGLISH

 

Programação doclisboa 2008
 
  S D S D
Programa dia-a-dia 16 17 18  19  20 21 22 23  24  25 26 27 28 29
 

21 Outubro – terça-feira

21 OUT. 11.00 – São Jorge (sala 2)
Workshop Sony
120´
Mediante inscrição (contactar escolas@doclisboa.org)

21 OUT. 11.00 – Culturgest (grande auditório) | 26 OUT. 16.15 - Londres (sala 2)
High School II   RW 
de Frederick Wiseman
220´EUA 1994
25 anos depois, Wiseman regressa ao mundo do liceu e observa as diferenças. High School II é um filme sobre a Escola Secundária de Central Park Este (ESCPE), um estabelecimento alternativo de sucesso no Harlem hispânico de Nova Yorque, onde 85 a 90 por cento dos finalistas consegue ingressar na universidade. O filme ilustra o empenho deste estabelecimento no programa “Hábitos da Mente” e a sua peculiar abordagem ao ensino que inclui várias actividades de turmas de Ciências e Humanidades, reuniões com familiares, debates sobre raça, classe e género, encontros entre os docentes, problemas disciplinares, educação sexual, gestão de conflitos pelos alunos e concelhos de estudantes.

21 OUT. 11.00 – São Jorge (sala 2)
Workshop Sony
240´
Mediante inscrição (contactar escolas@doclisboa.org)

21 OUT. 14.15 – Culturgest (pequeno auditório) | 18 OUT. 20.30 - Londres (sala 1)
Curtas Metragens  CP  
de Krzysztof Kieslowski
- Sessão legendada apenas em inglês
From the City of Lodz, 1968, 18’
O trabalho de final de curso de Kieslowski na State Higher School of Film, Television and Theatre de Lodz, realizado sob a orientação de Kazimierz Karabasz. O filme é um retrato da cidade de Lodz. Imagens de edifícios em ruínas acompanhadas por comentários optimistas sobre a cidade e as suas indústrias.
I was a Soldier, 1970, 16’
O filme conta as histórias de um grupo de soldados que ficaram cegos durante a II Grande Guerra. A imagem da guerra contrasta com a que é apresentada oficialmente. Produzido para o "Czolowka" Film Studio, o ramo cinematográfico das Forças Armadas Polacas.
Factory, 1971, 17’
Reportagem sobre uma reunião de administradores da Fábrica de Tractores Ursus em Varsóvia entrecortadas por imagens dos seus trabalhadores a trabalhar nas linhas de produção em série. O filme dá-nos uma visão depressiva de uma empresa do Estado a operar dentro da República Popular da Polónia e da sua economia socialista.
Before the Rally, 1971, 16’
Reportagem sobre as várias armadilhas e obstáculos que o principal corredor de ralis polaco Krzysztof Komornicki encontra na República Popular da Polónia durante a sua preparação para o Rali de Monte Carlo.
Refrain, 1972, 11’
Uma exploração sobre o funcionamento de uma casa funerária que nos dá uma visão da burocracia a que é difícil escapar, mesmo depois da morte.
The Office, 1966, 5’
Um documentário de Kieslowski feito enquanto estudante na State Higher School of Film, Television and Theatre, sob a orientação de Jerzy Bossak, Kazimierz Karabasz e Kurt Weber. Um retrato dos burocratas que concedem pensões de invalidez e dos candidatos às referidas pensões. Uma visão da máquina burocrática e um drama humano.
Betweem Wroclaw and Zielona Gora, 1972, 11’
Um filme sobre o centro mineiro de cobre de Lubin.
The Principles of Safety and Hygiene in a Copper Mine, 1972, 21´
Um filme pedagógico oficial.

21 OUT. 15.00 - Londres (sala 1) | 18 OUT. 18.45 – Culturgest (grande auditório) | 19 OUT. 21.30 - Museu do Oriente
We (Wo Men)  CI 
de Huang Wenhai
102’ Suiça/China 2008

Em We as vozes que ouvimos pertencem a cidadãos conscienciosos que dão o seu melhor na tentativa de aperfeiçoar o estado da nação chinesa. A sua ética é clara e simples: “quando estão em causa os interesses do Estado, não podemos ficar sentados à espera”. E contudo, a recompensa por este tipo de dedicação e preocupação resulta muitas vezes numa vida de agitação politica, anos de constante intimidação e vigilância apertada. We é um documentário que revela o perigo de buscar a liberdade num tempo de trevas.

21 OUT. 16.00 - Londres (sala 2) | 19 OUT. 14.15 – Culturgest (pequeno auditório) | 23 OUT. 21.30 - Museu do Oriente
In Public  MC 
de Jia Zhang-Ke
32´ China 2007
Um documentário que mais uma vez sintetiza as preocupações estéticas de Jia Zhang Ke e nos mostra como pessoas diferentes podem viver em diferentes espaços. Algures num tempo e dimensão suspensos, entre a luz e a penumbra, somos transportados através de vários cenários: estações de comboio, paragens de autocarros, pistas de karaoke ou discotecas. Filmado em Shanxi, uma das províncias mais antigas do país, o espectador partilha aqui a mesma observação e solidão das personagens que apanham o comboio e depois o autocarro durante o seu trajecto através de uma paisagem de trabalho, uniformes e silêncios, enquanto esperam um novo dia.
Dong  MC 
de Jia Zhang-Ke
70´ China 2005

Dong transporta-nos até à velha cidade de Fengjie, na região das Três Gargantas, condenada a ficar submersa pelas águas da maior barragem do mundo. Aqui os trabalhos de demolição contrastam com o trabalho do pintor Liu Xiadong que escolhe onze trabalhadores para personagens de uma pintura da sua nova colecção de telas. Absorvido pela realidade dos trabalhadores daquela região, o pintor sente a agonia de um mundo que finda. Segue depois para a Tailândia, onde continua as suas pinturas. Sob um calor abrasador e a luz violenta, o artista não conhece a língua nem os costumes. Um retrato da condição humana em duas situações distintas, mas com a imagem da Ásia em comum.

21 OUT. 16.15 – Culturgest (pequeno auditório) | 17 OUT. 16.00 - Londres (sala 2) | 24 OUT. 21.30 - Museu do Oriente
Floating Dust  MC 
de Huang Wenhai
111´ China 2003
Floating Dust revela-nos os sonhos de pessoas comuns que se juntam num clube de jogos de uma pequena vila do sul da China - uma das províncias mais pobres do país. Um grupo de desempregados reúne-se diariamente para discutir estratégias de jogo, probabilidades de vencer a lotaria, fórmulas matemáticas que desvendem os segredos da sorte e códigos escondidos na série televisiva Teletubbies Tomando a obsessão pelo jogo como ponto de partida, Floating Dust revela os sonhos e ilusões das personagens por uma vida melhor.

21 OUT. 16.30 – Culturgest (grande auditório) | 23 OUT. 23.00 – Londres (sala 2)
Because We Were Born  CI  
de Jean-Pierre Duret e Andréa Santana
90´ França/Brasil 2008
Brasil, estado de Pernambuco. Uma enorme estação de serviço ao lado de uma estrada interminável. Cocada, com 14 anos, vive num velho camião desde que o pai foi assassinado. Tem um sonho: ser camionista. Nego vive numa favela de onde quer sair para ganhar dinheiro. Durante a noite, os dois rapazes vagueiam pela estação, fascinados com as montras que vendem de tudo. Com a particular maturidade que se pode obter através da adversidade, questionam-se sobre a sua identidade e sobre o futuro. Vêem uma única perspectiva: uma estrada que os leve a algum lugar.

21 OUT. 17.00 – São Jorge (sala 3)
Salade Maison (Salata Baladi)  NF, NI  
de Nádia Kamel
105´ Egipto/França/Suíça 2007
Nadia Kamel, assistente e colaboradora de longa data do cineasta egípcio Youssef Chaine, desenha um assombrado e sensível quadro da sua própria família, explorando as complexas teias do Egipto moderno. Quando o sobrinho da realizadora ouve um discurso de encorajamento à Guerra Santa, Kamel resolve contar a história da sua avô materna Maria: uma mulher extraordinária parte judia, parte cristã, parte muçulmana e ao mesmo tempo feminista, comunista, italiana e árabe. Um comovente conto humano sobre a tolerância e a diversidade cultural em oposição às tensões originadas pelas fronteiras do extremismo político.

21 OUT. 17.30 - Londres (sala 1) | 18 OUT. 20.45 – Culturgest (pequeno auditório)
Salim Baba  CI  
de Tim Sternberg
15´ Índia/EUA 2007

Salim Muhammad, um indiano de 55 anos, vive em Calcutá com a mulher e cinco filhos. Desde os dez que vive a projectar velhos pedaços de películas para as crianças dos bairros locais usando um antigo projector de mão que herdou do seu pai. Homem de negócios pragmático e cinéfilo, Salim carrega o seu projector com os filhos na esperança que estes continuem a actividade.
Land of the Devil (El Pais del Diablo)  CI  
de Andrés Dí Tella
75´ Argentina 2008

El Pais del Diablo de Andrés Dí Tella analisa um episódio histórico verificado na década de 1870 quando Adolfo Ensina, o então Ministro da Defesa, propôs o projecto megalómano de escavar um fosso com mais de 600 quilómetros entre o Oceano Atlântico e a Cordilheira dos Andes, destinado a suster a “ameaça indígena”. É a identidade e a fundação da nação argentina que está intimamente ligada ao avanço desta fronteira que se traduziu pelo extermínio praticamente completo dos índios daquela região.

21 OUT. 18.00 - Londres (sala 2) | 23 OUT. 23.00 – Culturgest (grande auditório)
Queria Ser  CN  
de Sílvia Firmino
75´ Portugal 2008
Uma escola primária em risco de fechar no interior de Portugal. Dez alunos, do primeiro ao quarto ano lectivo, numa mesma sala. Um filme que vai à procura de um programa de reforço à leitura e encontra a força, as ambições e os medos destas crianças.

21 OUT. 18.15 – Culturgest (pequeno auditório) | 22 OUT. 22.30 - Londres (sala 1)
Frantz Fanon, The Memories From The Asylum  I  
de Abdenour Zahzah e Bachir Ridouh
53´ Argélia 2008
Psiquiatra, filósofo, revolucionário e teórico, Frantz Fanon foi um dos mais influentes autores no campo dos estudos pós-coloniais. Os seus textos sobre descolonização serviram de inspiração aos movimentos de independência durante mais de quatro décadas (Jean-Paul Sartre reconhecia-o como “a voz do Terceiro Mundo”). O seu trabalho em hospitais psiquiátricos também foi precursor das teorias de Michel Foucault. Este filme reconstitui a vida de Fanon, examinando as suas teorias de identidade e raça, assim como o seu envolvimento na luta anti-colonial e anti-racista.

21 OUT. 18.30 – Culturgest (grande auditório) | 20 OUT. 15.00 - Londres (sala 1)
Tell Me About Love (Parlez Moi d’Amour)   CI 
de Alexia Bonta
14´ Bélgica 2007

Confortavelmente deitadas nas camas de um hospital, duas mulheres perto do fim da vida dão conselhos à jovem realizadora. Falam do amor, das suas experiências, alegrias e frustrações, pequenos remorsos, das diferenças e semelhanças entre os casais apaixonados dos “seus tempos” e os de hoje. Um filme nostálgico, cheio de humor e intimidade.
The Red Race  CI
de Chao Gan
70´ Alemanha/China 2008

Seguindo o quotidiano de um grupo de crianças chinesas, provenientes de zonas rurais pobres, que sonham um dia conquistar uma medalha de ouro, The Red Race mostra-nos os custos físicos e emocionais da alta competição, a tortura e a humilhação vivida pelos pequenos atletas às mãos de treinadores e dos duros programas de treino. Depois da hegemonia desportiva e mediática que constituíram as recentes Olimpíadas de Pequim, este é o outro lado do sucesso, com todos os seus custos e prejuízos para os intervenientes.

21 OUT. 20.30 - Londres (sala 1) | 19 OUT. 20.45 – Culturgest (pequeno auditório)
A Day in Palestine (Un Jour en Palestine)  CI 
de Mary Ellen Davis, José Garcia-Lozano e Will Eizlini
6´ Canadá 2007
Uma inquieta e fascinante colecção de imagens em Super 8 sobre o dia a dia dos palestinianos nos territórios ocupados que contrasta com uma série de filmes caseiros captados durante a década de 1960. Em vez de um dia na praia ou no pátio de uma casa: um muro, oliveiras, bulldozers e soldados israelitas.
Merely a Smell  CI 
de Maher Abi Samra
10´ Itália/Líbano 2007
Em Beirute, cidade sitiada pela guerra, um barco procede à evacuação de cidadãos estrangeiros. Debaixo dos escombros de edifícios destruídos, as equipas de socorro retiram os corpos dos mortos. Entre luzes e sombras, a vida e a sua finitude, os cadáveres desenham as fronteiras de outros cadáveres, o cheiro da morte cobre tudo.
Six Floors to Hell  CI 
de Jonathan Ben Efrat
52´ Israel 2007
Desenvolvimento da curta-metragem The Mall, premiada em 2007 no doclisboa, este filme do mesmo realizador segue um grupo de trabalhadores palestinianos clandestinos em Tel-Aviv e os seus esquemas de sobrevivência em busca de trabalho e local para dormir. É o caso de Jalal, um dos muitos árabes que durante o dia vive de empregos ocasionais e à noite se instala na cave de um centro comercial inacabado, seis andares abaixo do chão, com o sonho de conseguir o dinheiro suficiente para casar. Jonathan Ben Effrat mostra aqui as várias faces da adversidade enfrentadas pelo indivíduo, mergulhando num mundo de sombras onde o optimismo e a persistência ainda encontram um espaço para brilhar.

21 OUT. 20.45 – Culturgest (pequeno auditório) | 19 OUT. 22.30 - Londres (sala 1)
My Kabul  CI 
de Whahid Nazir
22´ Afeganistão 2007
Resultado de um Atelier da escola Varan em Kabul, este filme traça um retrato da cidade, acompanhando Jamal, um condutor de táxis colectivos em permanente diálogo com passageiros. As memórias de sucessivas guerras entrecruza-se com um presente intenso.
Faces on the Wall  CI 

de Bijan Anquetil e Paul Costes
64´ Irão/França 2007
Os três irmãos Dastvare morreram na frente de combate durante a guerra entre o Irão e o Iraque. Tinham 19, 22 e 27 anos. Em 1985, a Republica Islâmica do Irão realiza uma pintura mural em memória dos três irmãos elevados oficialmente à categoria de mártires. A história dessa pintura, do passado ao presente, é o fio condutor que nos leva a interrogar os valores de um povo que o regime descreve como “unido pelo sangue dos seus mártires”.

21 OUT. 21.00 – Culturgest (grande auditório) | 17 OUT. 17.30 - Londres (sala 1)
The Champagne Spy  I  
de Nadav Schirmann
90´ Israel/Alemanha 2007

The Champagne Spy é um emocionante 007 em forma de documentário. A história inacreditável de um espião da Mossad (serviço secreto israelita) é-nos revelada através das imagens e memórias do seu filho, que aos 12 anos ficou a saber da dupla identidade do pai. O estilo e o suspense deste filme adaptam-se perfeitamente a uma biografia povoada de episódios rocambolescos, agentes duplos, mistérios políticos e missões ultra-secretas. O célebre espião israelita enviado para o Cairo com o objectivo de sabotar o programa nuclear egípcio, revela-se não só um homem dividido entre a família e a missão, mas um indivíduo cada vez mais seduzido pela sua falsa identidade de milionário ex-nazi e playboy extravagante.

21 OUT. 21.00 - Londres (sala 2) | 16 OUT. 23.00 – Culturgest (grande auditório)
I'll be your Mirror  DF 
de Nan Goldin e Edmund Coulthard
50´ França/EUA 1996
Em I’ll Be Your Mirror, Nan Goldin, símbolo vivo do meio artístico, evoca a sua vida extraordinária e um dos legados criativos mais exemplares na história da fotografia. O seu trabalho, conhecido por retratar a ascensão da classe média norte-americana e por ter captado o lado mais selvagem e livre da comunidade underground nova-iorquina durante os anos 1970, encontra neste filme um novo modo de olhar a sua carreira. Recorrendo a entrevistas com alguns dos seus amigos mais íntimos, gravações vídeo e fotografias da sua autoria, Goldin recorda o tempo de uma geração.

21 OUT. 21.30 – São Jorge (sala 3) | 17 OUT. 24.00 – São Jorge (sala 1)
Septembers (Septiembres)  HB 
de Carles Bosch
89´ Espanha 2007

Todos os anos, em Setembro, o sistema penitenciário espanhol promove um festival da canção que reúne os melhores cantores entre os reclusos de todo o país. Competição ansiosamente esperada e na qual é eleito o melhor cantor entre os presos. O que poderia parecer um simples concurso de música, torna-se num acontecimento de esperança e num retrato dos sentimentos mais profundos destes reclusos. Durante o ano que separa dois concursos, Carles Bosch acompanha alguns dos detidos, entre os quais Arturo, um cigano que canta pela sua mulher e filhos, Rudolf, um lituano expatriado que dedica a sua actuação a uma paixão ucraniana, e Adelberto, um jovem argentino que telefona todas as semanas a sua avó.

21 OUT. 21.30 - Museu do Oriente | 23 OUT. 16.15 – Culturgest (pequeno auditório) | 24 OUT. 16.00 - Londres (sala 2)
Dream Walking  MC 
de Huang Wenhai
85´China 2005

Verão de 2004: o artista Li Wa-ke viaja até Nanyang para ajudar o pintor Wang Yongping a realizar o seu primeiro filme. Neste trabalho, Wang não só se representa a si mesmo como transforma a história numa espécie de reconstrução da sua vida no passado, contando com a contribuição de alguns amigos e artistas. Recorrendo ao improviso durante as filmagens, estes lançam-se então em discussões sobre arte, religião, amor e poesia, numa postura e um estilo de vida inerentes às suas próprias visões criativas e fazendo dos seus próprios corpos objectos de intervenção artística.

21 OUT. 22.00 – São Jorge (sala 1) | 24 OUT. 21.30 – São Jorge (sala 3)
Ngwenya, O Crocodilo  M 
de Isabel Noronha
90´ Moçambique 2007

Um dia, Xiluwa conheceu Cecília, filha de Malangatana, viu os desenhos e achou que era ele quem poderia traduzir em palavras esse universo sensorial a que ela sabia pertencer mas não podia nomear. E guardou de Malangatana a promessa de a levar um dia a esse lugar mágico onde tudo está inscrito, sem precisar de palavras. Trinta anos depois, partem juntos à procura das chaves para a compreensão de um Universo situado algures entre a Tradição e a Modernidade, viajando entre memórias sensoriais e histórias de infância, medos nocturnos e histórias míticas, lembranças eróticas e o calor da fogueira, histórias de luta e de afirmação de uma Identidade em construção. A cada dia dessa Viagem, a tela revela um pouco mais dos contornos oníricos e das infinitas cores do Palácio Sagrado de Malangatana Ngwenya: ele mesmo.

21 OUT. 22.30 - Londres (sala 1) | 18 OUT. 22.45 – Culturgest (pequeno auditório)
Sidney Poitier, an Outsider in Hollywood  SE 
de Catherine Arnaud
70´ França 2008

Retrato de um dos maiores actores de Hollywood e um símbolo vivo do sonho americano, Sidney Poitier, hoje com pouco mais de 80 anos, foi ainda o primeiro negro a receber um Óscar pela Academia. A história de um actor que ao aceder ao estatuto de estrela ofereceu a toda uma geração uma esperança na igualdade e actuou discretamente no combate contra o preconceito racial e a injustiça social. Um destino que durante várias décadas se confundiu com o trajecto da própria comunidade afro-americana nos Estados Unidos e neste filme vê ilustrada a sua causa politica.

21 OUT. 22.45 – Culturgest (pequeno auditório) | 25 OUT. 15.00 - Londres (sala 1)
Gallivant  DF 
de Andrew Kötting
100´ Reino Unido 1996

A obra onde o realizador Andrew Kötting reúne a sua avô, Gladys de 85 anos, e a filha, Éden com 7 anos de idade, dois seres no abismo da fragilidade: a primeira limitada pela velhice, a segunda com Síndroma de Joubert (e que além de problemas de aprendizagem e expressão apresenta poucas esperanças de viver até à idade adulta), numa viagem intensa ao longo de toda a costa britânica. Um percurso onde não só se estabelece um universo de peripécias e aventuras, mas também um olhar profundo sobre os vários sintomas da sociedade britânica nos anos 1990.

21 OUT. 23.00 – Culturgest (grande auditório) | 18 OUT. 18.30 - Londres (sala 2)
Bab Sebta  CN 
de Pedro Pinho e Frederico Lobo
110´ Portugal 2008

Bab Sebta significa em árabe a porta de Ceuta e é o nome da passagem na fronteira entre Marrocos e Ceuta. É o local para onde convergem aqueles que, vindos de várias partes de Africa, procuram chegar à Europa. O filme Bab Sebta percorre quatro cidades ao encontro dos tempos da espera e das vozes desses viajantes.

21 OUT. 23.00 - Londres (sala 2) | 17 OUT. 11.00 – Culturgest (grande auditório)
The Long Holiday  DF 
de Johan Van der Keuken
145´ Holanda 2000
7 de Janeiro de 2001, aos 62 anos, Johan Van der Keuken faleceu vítima de cancro da próstata. Antes disso, filmou The Long Holiday, uma obra que serviu de motivação ao cineasta para viajar pelo mundo fora após saber que lhe restavam poucos anos de vida. O realizador atravessa locais como o Nepal, Brasil, África, Nova Iorque e São Francisco, contactando diferentes sociedades e culturas, e coleccionando experiências que o ajudam a enfrentar a morte que se aproxima. Uma pungente homenagem à vida e uma lição sobre os últimos dias de existência de um dos maiores documentaristas holandeses de sempre.

21 OUT. 23.30 – São Jorge (sala 3) | 19 OUT. 24.00 – São Jorge (sala 1)
Shake the Devil Off   HB 
de Peter Entell
99´ Suiça 2007
Seis meses depois da passagem do furacão Katrina por Nova Orleães o padre Ledoux luta para manter viva a sua paróquia e a Igreja de St. Augustine, um símbolo da música, da fé e da religião na cidade. Há quem diga que foi ali que nasceu o jazz, que os escravos e os não escravos se juntaram pela primeira vez para cantar e orar em nome de Deus e que podemos encontrar o túmulo em homenagem ao escravo desconhecido. Mas as autoridades eclesiásticas (o episcopado católico) insistem agora em ordenar o seu fecho. A comunidade protesta e decide agir por iniciativa própria em defesa do pároco e daquele espaço, no que constituiu um dos episódios mais emblemáticos do pós-Katrina.

21 OUT. 24.00 – São Jorge (sala 1) | 19 OUT. 23.30 – São Jorge (sala 3)
Quando o Carnaval Chegar (ficção)  HB 
de Cacá Diegues
com: Chico Buarque, Maria Bethânia, Nara Leão
90´ Brasil 1972
Filme de ficção que, com o passar dos anos, passou a documento histórico. Chico Buarque, Maria Bethânia e Nara Leão são Paulo, Mimi e Rosa – um grupo de artistas sem notoriedade que canta para ganhar a vida e atravessa o Brasil num autocarro. Escrito, dirigido e produzido por Cacá Diegues, Quando o Carnaval Chegar é uma homenagem à tradição das velhas “chanchadas” (espectáculos populares brasileiros conhecidos pelo seu humor ingénuo e burlesco), com música original de Chico Buarque.

Secções do Festival
Competição Internacional  CI  | Investigações  I  | Competição Nacional  CN  | Sessões Especiais  SE  |
Retrospectiva Frederick Wiseman
 RW  | Riscos e ensaios  R&E  | Diários filmados e Auto-retratos  DF  |
Novas famílias, novas identidades
 NF, NI 
 | Made in China  MC  | Heart Beat [Programa Musical]  HB  |
Moçambique!  M  | Curtas Polacas   CP  | Maratonadoc  MD  | Estados Gerais do Documentário | Docfestas São Jorge