Bilheteiras + Horários | Equipa + Contactos | Edições Anteriores | Apordoc | Links | Descobrir Lisboa | ENGLISH

Programação doclisboa 2008

 
Programa dia-a-dia
S D
16 17 18  19  20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
  Bilhetes

Os bilhetes já estão à venda nas bilheteiras da Culturgest, Cinema Londres, Cinema São Jorge, Museu do Oriente e Ticketline. Mais info >
    Programa

Programaçao em formato
pdf >
 

Secções do Festival

Competição Internacional  CI 
Selecção de filmes – longas e curtas metragens – de todo o mundo, produzidas em 2007 ou 2008.

Investigações  I 
Secção competitiva com uma selecção de filmes de todo o mundo, explorando em profundidade temas da actualidade social ou política.

Competição Nacional  CN 
Secção competitiva com filmes de produção e/ou realização nacional, concluídos em 2007 ou 2008.

Sessões Especiais  SE 
· Sessão de abertura
· Sessão de encerramento
· Outras sessões

Retrospectiva Frederick Wiseman  RW 
mostra retrospectiva (11 filmes) e masterclass
Wiseman é por excelência o cineasta que questiona as instituições públicas e cujo olhar acutilante valoriza a reflexão sobre o sistema político. A programação Wiseman no doclisboa, elaborada em colaboração com José Manuel Costa (que coordenou a 1ª retrospectiva Wiseman na Cinemateca Portuguesa no início dos anos 90) será debatida e comentada filme a filme pelo realizador, presente em Lisboa.

Riscos e Ensaios  R&E 
Selecção de filmes : Augusto M. Seabra
Secção regular não competitiva que tem como objectivo revelar obras arriscadas, que se situam na fronteira entre o documentário e a ficção.

Diários filmados e Autoretratos  DF 
Comissário : Augusto M. Seabra
A segunda parte e conclusão da retrospectiva de "Diários Filmados e Auto-Retratos" visa não só apresentar autores que não foi possível incluir no ano passado, dos quais um fundamental, o francês "Mémoires d'un juif tropical" de Joseph Morder, como também e sobretudo considerar este tipo de obras na perspectiva mais geral de mestres do documentarismo, que em filmes finais fizeram balanços pessoais - Joris Ivens com "Une histoire du vent", Johan van der Keuken com "As Férias Grandes" - e a relação com o trabalho fotográfico como registo também do trajecto pessoal – Raymond Depardon, Robert Frank ou Nan Goldin.

Novas famílias, novas identidades  NF, NI 
Comissários : João de Pina Cabral / Sérgio Tréfaut
Os padrões jurídicos que definem a família, o casamento, a identidade e o género sofreram alterações significativas nas últimas décadas em diversos países do mundo ocidental. Hoje a família não tem necessariamente por único modelo «o presépio», com as suas hierarquias tradicionais. A família, a identidade e a definição de género conquistaram publicamente parâmetros mais largos (que sempre existiram a nível minoritário), e permitem novas formas de liberdade. Esta transformação dos costumes é muitas vezes razão de confronto e dá origem a uma abundante produção documental, particularmente rica em testemunhos e material para reflexão.

Made in China  MC 
Comissário : Chen Zhi-Heng
Nos últimos 15 anos a China produziu milhares de documentários. De todo este mar de filmes, alguns realizadores destacaram-se, tornando-se estrelas dos maiores festivais internacionais: Zhang Yuang, Jia Zhang-ke e Huang Wenhai, por exemplo. Esta secção pretende traçar, através do olhar destes recentes autores, um retrato da China profunda (de 1994 até hoje), focando em particular as relações do indivíduo com a sociedade.

Heart Beat (Programa Musical)  HB 
Heart Beat é uma nova secção não competitiva do doclisboa dedicada à relação da humanidade com a música. Não se trata de exibir os últimos musicais do ano, mas sim um conjunto de filmes, históricos ou recentes, em que a música e o seu universo (incluindo todos os géneros musicais).
Permitem-nos conhecer de forma mais profunda os seres humanos e as sociedades em que vivem. Apresentaremos, por exemplo: “Lágrimas Negras”, de Sónia Herman Dolz e “Il Baccio di Tosca”, de Daniel Schmid.

Moçambique!  M 

Curtas Polacas   CP 

Maratonadoc  MD 
Este ano repete-se no Cinema São Jorge a programação especial do último dia do doclisboa, dedicada exclusivamente a filmes com mais de três horas… Para apaixonados do documentário.

Estados Gerais do Documentário
Para comemorar 10 anos de existência da Apordoc, e em forma de conclusão desta edição do doclisboa, terão lugar os Estados Gerais do Documentário.
Ao traçar um balanço de actividades, pretende-se em primeiro lugar questionar o estado de saúde do documentário português.

Docs 4 kids  Docs 4 Kids 
Também é no Cinema São Jorge que tem lugar a nova programação infantil do festival.

Docfestas São Jorge
Associadas à programação musical HEART BEAT, terão lugar no Cinema São Jorge as principais festas do doclisboa.