O Doclisboa pretende questionar o presente do cinema, em diálogo com o seu passado e assumindo o cinema como um modo de liberdade. Recusando a categorização da prática fílmica, procuram-se as novas problemáticas presentes na imagem cinematográfica, nas suas múltiplas formas de implicação no contemporâneo. O Doclisboa tenta ser um lugar de imaginação da realidade através de novos modos de percepção, reflexão, novas formas possíveis de acção.
doclisboa
Ao utilizar este website está a concordar com a utilização de cookies de acordo com o nossa política de privacidade.
04–05-18

“Martírio”, de Vicent Carelli, estreia a 24 de Maio no Cinema Ideal

Martírio, de Vicent Carelli, quinto filme do programa 6.doc – Doclisboa no Cinema Ideal, estreia a 24 de Maio naquela sala. O filme estará em exibição durante uma semana.

 

A grande marcha de reconquista dos territórios sagrados dos Guarani Kaiowá, desde o nascimento do movimento na década de 1980: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos frente ao poderoso aparato do agronegócio.

 

Vincent Carelli criou, em 1986, a ONG Vídeo nas Aldeias, que forma cineastas indígenas. Realizou uma série de documentários ligados a esse tema, como a trilogia O espírito da TV, premiada no 9º Videobrasil, e Corumbiara (2009), sobre o massacre de índios isolados na Rondônia. Em 1999, recebeu o Prémio Unesco pelo respeito à diversidade cultural. Vive e trabalha em Olinda, Pernambuco.

 

Palmarés do filme

★ Prémio Melhor Filme do Júri Popular e Prémio Especial do Júri no 49º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro

★ Melhor Documentário Brasileiro (Prémio do Público) e Prémio SPcine para o Cinema Brasileiro de Melhor Documentário na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

★ Prémio de Melhor Filme na IX Janela Internacional de Cinema do Recife

★ Melhor Longa-metragem da Competitiva Latino-americana no 31º Festival Internacional De Cine De Mar Del Plata

★ Melhor filme (Prémio do Júri) e Melhor filme (Prémio Universidade Federal do Acre) no PACHAMAMA Cinema de Fronteira 2016

★ Prémio Mapinguari de Melhor Longa-metragem no 4º FestCine Amazónia

★ Prémio Especial do Júri no 13º Festival de Cinema do Vale do Ivinhema

 

Relembramos que o programa 6.doc – Doclisboa no Cinema Ideal é uma parceria que tem o intuito de estrear em circuito comercial filmes que fizeram parte da selecção oficial da última edição do festival. Teve início em Janeiro e acabará em Junho, com o filme Spell Reel, de Filipa César.

 

⚠ As sessões 6.doc – Doclisboa no Cinema Ideal têm bilhete de preço único no valor de 5 euros.

 

Trailer

Newsletter

Doclisboa
Casa do Cinema
Rua da Rosa, 277 - 2º
1200-385 Lisboa
+351 914 570 001
+351 913 672 710
doclisboa@doclisboa.org