O Doclisboa pretende questionar o presente do cinema, em diálogo com o seu passado e assumindo o cinema como um modo de liberdade. Recusando a categorização da prática fílmica, procuram-se as novas problemáticas presentes na imagem cinematográfica, nas suas múltiplas formas de implicação no contemporâneo. O Doclisboa tenta ser um lugar de imaginação da realidade através de novos modos de percepção, reflexão, novas formas possíveis de acção.
doclisboa

Apresentação

O ARCHÉ

 

O Arché é um laboratório de actividades profissionais, criado em 2015, destinado a realizadores, produtores e outros profissionais de cinema, que pretende colocar à disposição ferramentas, bem como momentos de reflexão e formação para a criação de novos projectos. O Arché nasce da necessidade e responsabilidade que o Doclisboa tem vindo a sentir, de criar espaços de pensamento e desenvolvimento criativo para profissionais e estruturas independentes, com força para impulsionar projectos, garantindo a sua identidade e qualidade.

 

São seus objectivos fundamentais:

 

1) Proporcionar um espaço de reflexão profunda sobre projectos de filmes em diferentes fases da sua produção, contribuindo para a sua qualidade e portanto para a sua carreira futura;
2) Proporcionar um trabalho sobre os projectos participantes que seja livre de objectivos imediatos de carácter financeiro ou logístico, mas que incida directamente na reflexão sobre o processo criativo ao nível da realização e produção;
3) Incentivar a criação de redes de colaboração entre diferentes projectos e estruturas de produção, possibilitando a colaboração entre estruturas independentes, de modo a salvaguardar a identidade dos projectos participantes;
4) Proporcionar um contacto com agentes internacionais de grande qualidade, num ambiente de trabalho profundidade;
5) Criar um modelo de mercado focado em projectos e em autores, pensando o processo de produção como um processo antes de mais autoral;
6) Contribuir para a integração dos autores e produtores portugueses nas redes internacionais, dando-lhes acesso às problemáticas, temáticas e terminologias mais importantes.

 

 

O Arché é composto por três Oficinas, de 4 sessões, e um conjunto de Encontros – sessão de apresentação de projectos e encontros individuais, mas também masterclasses e debates em torno de questões profissionais, cruciais para o desenvolvimento e visibilidade de um filme na actualidade.

 

Oficina de Escrita e Desenvolvimento de Projecto
Oficina destinada a projectos em fase de escrita, para desenvolvimento temático e reflexão sobre as estratégias a desenvolver no filme, bem como elaboração de dossiê/guião e reflexão sobre estruturas de produção.

 

Oficina de Visionamento e Discussão de Projectos Finais
Esta oficina acolhe filmes cujo trabalho está em curso – projectos já rodados, em fase de montagem, que serão discutidos quanto à sua forma final.

 

Oficina de Desenvolvimento em Diálogo
Esta oficina é destinada a projectos em várias fases de desenvolvimento e visa, através de exercícios práticos, estimular o desenvolvimento do trabalho criativo através da associação e da percepção sensorial dos vários projectos participantes, aqui postos em diálogo.

 

Desde 2017, atribui prémios a projectos em fases distintas de produção, constituindo, para o efeito, um júri próprio.

Newsletter

Doclisboa
Casa do Cinema
Rua da Rosa, 277 - 2º
1200-385 Lisboa
+351 914 570 001
+351 913 672 710
doclisboa@doclisboa.org