Oficinas de cinema que promovem a aproximação ao documentário das crianças e jovens, através do visionamento de filmes, reflexão e debate, e de propostas que materializam ideias suscitadas por estes.
Na edição deste ano, centramo-nos nas lutas dos povos indígenas para fortalecer as suas identidades e os seus patrimónios territoriais e culturais. E se um dia um realizador, em vez de pegar na sua câmara para registar, a entregasse àqueles que tenciona filmar? E se, além de deixá-los filmar, lhes permitisse assistir ao material filmado? Primeiro, teria de garantir que os seus protagonistas estão ambientados com esse tipo de equipamento e dar-lhes formação e, depois, verificar que possuem formas de exibir os seus próprios vídeos.
Essa experiência foi levada a cabo pelo realizador Vincent Carelli com os índios nambiquara, no Brasil, na década de 90 do século passado. Diante do potencial que o instrumento apresentava, esta experiência foi sendo levada a outros grupos e gerando uma série de conteúdos em suporte audiovisual sobre como cada povo incorporava o vídeo de uma maneira particular. Este projecto, intitulado “Vídeo nas Aldeias”, permitiu criar um importante acervo de imagens sobre os povos indígenas no Brasil e produzir uma colecção de mais de 70 filmes, até ao momento. Alguns destes vídeos serão o ponto de partida das oficinas e das sessões.
Formadora: Cláudia Alves

Oficinas Crianças dos 4 aos 7

Oficinas Crianças dos 8 aos 11

Oficinas Jovens dos 12 aos 15

Oficina Grupos Sénior
