Serviço Educativo

A formação de públicos é um dos objectivos do Doclisboa através do investimento na relação entre a comunidade escolar e as salas de cinema. Os filmes, os debates e as oficinas procuram complementar e diversificar os conteúdos programáticos das disciplinas, contribuindo assim para promover o conhecimento curricular e extracurricular, o repertório cultural e científico, bem como a sensibilidade e o interesse pelo cinema documental. O Serviço Educativo do Doclisboa disponibiliza um conjunto de actividades direccionadas especialmente ao público infantil e juvenil em coordenação, não só com as escolas, mas também com as famílias, adultos e grupos com necessidades especiais.

DocEscolas

É um projecto que visa estabelecer uma relação estreita entre a comunidade escolar e as salas de cinema. O DocEscolas apresenta sessões de cinema para alunos dos vários graus de ensino, com debates a acompanhar os filmes, realçando a importância e a pertinência artística, social, política e filosófica do filme assistido. A presença dos realizadores no final do filme, juntamente com um dos programadores do festival, é essencial para ajudar a criar um espaço de aprendizagem e crescimento do público infantil e juvenil.

Doc 4 Kids

As oficinas Docs4Kids promovem a aproximação do documentário às crianças e aos jovens, dos 4 aos 15 anos de idade, através do visionamento de filmes, reflexão e debate sobre os mesmos, em paralelo com propostas que materializem as ideias suscitadas pelos documentários.