Sessões Especiais

em parceira com Os Filhos de Lumière

Sessão Cineclube das Gaivotas/ Moving Cinema

Sessão programada e debatida pelos membros deste cineclube, surgido em 2014, no âmbito do projecto Moving Cinema, pela mão da associação Os Filhos de Lumière. Trata-se de um grupo formado por u grupo de jovens que, semanalmente, se reúnem para ver e conversar sobre filmes e programar uma sessão na Cinemateca Portuguesa.

30 OUT (Dom) / 18.00, São Jorge – Sala 2

Sessão com Os Filhos de Lumière/ CinEd

Projecção, seguida de conversa, de duas curtas-metragens da Colecção CinEd e de alguns filmes realizados em contexto de oficinas de sensibilização ao cinema.

Rentrée des classes
de Jacques Rozier, 1955, França, 24 min
Numa pequena vila em Provence, um novo ano lectivo inicia-se. René não fez o trabalho de casa para as férias, por isso, atira a mochila ao rio. Quase a chegar à escola, René volta para trás em direcção à floresta. Rodeado pela natureza, submerso pela luz, permite-se à pequena extravagância de faltar à aula por umas horas até que, por acaso, reencontra a mochila.

Petite Lumière
de Alain Gomis, 2003, França, Senegal, 15 min
Dakar, Senegal. Fatima, uma rapariga de 8 anos, interroga-se, de cada vez que abre o frigorífico, se a luz permanece acesa quando fecha a porta do mesmo. Descobre que não. Fatima sai à rua, fecha os olhos, abre-os e volta a fechá-los… Será que as pessoas continuam a existir quando ela fecha os olhos

25 OUT / 14.00, São Jorge – Sala 3

Sobre o Moving Cinema
Moving Cinema reúne entidades e cinematecas europeias – a associação Os Filhos de Lumière em Portugal, a associação A Bao A Qu da Catalunha, Meno Avylis da Lituânia, o Center for the Moving Image na Escócia, La Cinémathèque Française em França e o BFI no Reino Unido – que se dedicam à sensibilização para o cinema dentro e fora da escola, através do contacto com obras chave da história do cinema aliado à experimentação do acto de filmar com o apoio de cineastas e profissionais de cinema. Esse projecto, apoiado pela Europa Criativa, tem como objectivo pensar e desenvolver através de metodologias comuns, de uma prática e reflexão conjunta, novas formas de olhar o cinema (nacional, europeu, mundial) e de o apreciar como forma de expressão artística e de conhecimento do mundo. O programa Moving Cinema inclui ainda o projecto Jovens Programadores, no qual se integra o Cineclube das Gaivotas. As programações de cinema feitas pelos jovens e para os jovens têm um valor duplo: a formação profunda dos jovens que fazem parte do grupo de programadores e a inovação na forma de ir ao encontro dos jovens espectadores em geral.

Sobre o CinEd
CinEd é um projecto de cooperação europeia dedicado à educação cinematográfica, cujo objectivo é dar a conhecer aos jovens entre os 6 e os 19 anos a riqueza e a diversidade do cinema europeu. O CinEd visa acordar um maior número de jovens para a diversidade cinematográfica, cultural e linguística do cinema europeu e dar-lhes a capacidade de ver e sentir, assim como o conhecimento das técnicas e da linguagem e matéria cinematográficas. Iniciado e coordenado pelo Institut Français (Paris), este programa completo associa, desde o seu lançamento em 2015, 9 parceiros – provenientes de 8 países europeus (Itália, Espanha, Portugal, França, Roménia, Bulgária, República Checa e Finlândia).

Sobre Os Filhos de Lumière
Os Filhos de Lumière é o nome de uma associação cultural, vocacionada para a sensibilização ao cinema enquanto forma de expressão artística. Criada no ano 2000 por um grupo de cineastas e amantes de cinema, no âmbito da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura, a nossa associação concebe, organiza e orienta actividades que visam levar crianças e adolescentes nelas envolvidos a apreciar, compreender e criticar as obras que resultam da prática da arte cinematográfica. Sempre foi convicção daqueles que se uniram para fundar esta associação que a melhor maneira de adquirir os saberes que nos propúnhamos construir passava pela aquisição de um saber fazer, ou seja privilegiando uma abordagem prática, um conhecimento decorrente da experimentação.

Mais nformações:
Ana Pereira, servico.educativo@doclisboa.org, +351 911 971 888