Processo colaborativo, prática social: Living Los Sures

Produzido ao longo de 5 anos, por 72 artistas, no UnionDocs Center for Documentary Art, Living Los Sures é uma visão multimédia caleidoscópica da zona sul de Williamsburg – outrora apelidada de pior gueto dos EUA, agora palco de uma batalha entre identidade local e estilo de vida luxuoso. Usando um documentário de 1984 restaurado como ponto de partida, o projecto evoluiu para um conjunto de 40 curtas-metragens, uma história interactiva da população e um documentário web chamado 89 Steps, cada qual demonstrando novas possibilidades de interacção entre uma instituição artística e a sua comunidade envolvente. O director artístico do UnionDocs, Christopher Allen, pegará em exemplos destes elementos interligados, compondo uma narrativa que gira em torno das possibilidades e perigos da co-criação e dos recursos escondidos que existem num único quarteirão citadino.

O UnionDocs produz e partilha grandes ideias. Reúne uma comunidade variada de criadores experimentais ligados aos meios de comunicação de massa, jornalistas empenhados, pensadores críticos e parceiros ocais em busca de expressões urgentes da experiência humana, perspectivas práticas do mundo actual e visões atraentes para o futuro.

Orador
Christopher Allen é fundador do UnionDocs, produz e realiza projectos de documentário e programa eventos multidisciplinares. As produções colaborativas a que deu início, incluindo Living Los Sures, Documenting Mythologies e Capitol of Punk, uniram esforços criativos de centenas de artistas, documentaristas e comunidades. Colabora em performances ao vivo com a artista A. S. M. Kobayashi.

28 OUT / 18.00, Culturgest – Fórum Debates

Masterclass conduzida em inglês, sem tradução, e reservada a profissionais e estudantes de cinema acreditados no festival

Entrada livre mediante levantamento de bilhete no próprio dia