O futuro da distribuição: sala, internet, VoD –
Novos modelos para o cinema independente

O encontro abordará algumas das questões fundamentais que o cinema está a enfrentar perante a mudança de paradigma, caracterizada pela sua viragem para o digital. Assim:

– evolução das modalidades de fruição de filmes;

– crise das salas de cinema e problemáticas do modelo actual;

– novos modelos e distribuição online para o cinema independente;

– desafio do cinema independente perante a internet: como podem os autores dar a conhecer as suas obras na internet? Como pode o espectador gerir a abundância de títulos ao seu alcance? Como pode o distribuidor aumentar as entradas no mundo online?

– qual o futuro dos festivais na internet?

Oradores
Adriano Smaldone é vice-presidente da Associação Il Sorpasso, que se dedica à promoção e distribuição cinematográfica em países de língua portuguesa, através do festival Festa do Cinema Italiano, em sala, TV, DVD e VoD. Desde 2011, é programador do Doclisboa e do Festival 8 1⁄2 – Festa do Cinema Italiano. Desde 2013, é responsável pela programação e pela distribuição da Associação Il Sorpasso.

Jaume Ripoll estudou cinema na Universidade de Barcelona e tem vindo, nos últimos anos, a dedicar-se à distribuição de cinema em plataformas VoD e novas formas de exibição. É director do festival Atlántida Film Fest, vice-presidente do EuroVoD (desde 2010), CCO da Cameo Media (desde 2005) e co-director da pós-graduação “Distribuição audiovisual: VoD e novos modelos de negócio”, na Universidade Aberta da Catalunha (desde 2012). É co-fundador e director de conteúdos e desenvolvimento da Filmin.

A Filmin é uma plataforma de cinema online que disponibiliza, maioritariamente, cinema de autor, independente, em streaming e de forma legal, desde 2006.

29 OUT / 18.00, Culturgest – Fórum Debates

Masterclass conduzida em português e castelhano, sem tradução, e reservada a profissionais e estudantes de cinema acreditados no festival

Entrada livre mediante levantamento de bilhete no próprio dia