15-04-2014
Selecção Doc Alliance 2014

Para este ano, o festival dinamarquês CPH:DOX, escolheu o primeiro filme da artista sueca Anna Odell, The Reunion. Uma reunião de antigos colegas de turma, para a qual não foi convidada, leva Odell a ficcionar e a encenar este encontro. Num segundo momento, a realizadora leva o filme aos seus ex-colegas para filmar as suas reacções.
O Festival FIDMarseille nomeou, igualmente uma primeira obra:Loubia Hamra (Bloody Beans) de Narimane Mari, um filme que explora as raízes culturais da guerra franco-argelina com base em jogos infantis.
O festival alemão DOK Leipzig nomeou o filme The Special Need, de Carlo Zoratti. Com humor, seguimos a viagem de Enea, um jovem de 27 anos, na busca da sua mulher de sonho. O festival de Jihlava esolheu para a edição deste ano o filmeGreat Night, de Pétr Hátle, vencedor do prémio de melhor filme da edição 2013 do Festival, filme que nos apresenta um impressionante retrato da noite de Praga.
O representante da Polónia, Planete Doc Warsaw, escolheu o filme Mundial. The Highest Stakes, de Michal Bielawski, um filme que revela o a pressão política do regime comunista nos bastidores da selecção polaca no Mundial de Futebol de 1982.  Por fim, o Visions du Réel, festival de Nyon, escolheu para a Selecção o filme Striplife, um filme colectivo realizado por Nicola Grignani, Alberto Mussolini, Luca Scaffidi, Valeria Testagrossa, Andrea Zambelli e que nos dá conta da normalidade da vida num dia na Faixa de Gaza.

O Vencedor será anunciado no Festival de Cannes, durante o Doc Brunch no dia 19 de Maio.