pt en
Passagens

“Gente da Terceira Classe” – Fotografia e Realismos 

Este ano, a secção Passagens, em diálogo com a retrospectiva Neo-Realismo e Novos Realismos, consiste numa exposição fotográfica, no Museu da Eletricidade, a qual integra um programa de filmes. Gente da Terceira Classe – Fotografia e Realismos apresenta autores nacionais e internacionais cuja obra fotográfica está centrada na representação social da realidade. A exposição é composta por cerca de 70 obras fotográficas e documentação bibliográfica que permite acompanhar as diferentes facetas da fotografia e da sua relação com os temas sociais, sobretudo no período entre a década de 30 e o final dos anos 50 do século XX.

Independentemente da sua ligação ideológica, a relação da fotografia com os temas sociais está presente, sobretudo no século XX, através de representações integradas ou não em movimentos artísticos, como é o caso do neo-realismo. A exposição pretende ir mais além das óbvias relações deste movimento com a fotografia, em Portugal e internacionalmente, abordando também aspectos de uma realidade documental comprometida com outros contextos, como os projectos sociais norte-americanos após a Grande Depressão, a ideologia de crítica social à I República por parte da Ditadura Militar, em Portugal, ou o humanismo do pós-guerra, na Europa e em Portugal.

Serão apresentadas obras de autores como Walker Evans ou Eugene Smith e dos neo-realistas italianos Federico Patellani, Fulvio Roiter ou Franco Pinna, assim como documentos de campo, no contexto do neo-realismo português, do escritor Alves Redol e do artista plástico Cipriano Dourado. Destaque também para a obra documental de Kurt Pinto e de Maria Lamas com o projecto As Mulheres do meu País, o fotojornalismo com o trabalho de João Martins para o Notícias Ilustrado, ou a fotografia de cariz humanista através das obras dos autores portugueses Victor Palla, Carlos Afonso Dias, Gérard Castello-Lopes, Sena da Silva, Adelino Lyon de Castro, Jorge Silva Araújo, Augusto Cabrita, Varela Pècurto e Francisco Keil do Amaral e do espanhol Francesc Català-Roca.

Além de incluir uma homenagem a Harun Farocki, com a projecção em formato de instalação de Schlagworte – Schlagbilder. Ein Gespräch mit Vilém Flusser, a exposição é acompanhada por um programa de projecções de filmes de Hito Steyerl, Carole Roussoupolos, Antoni Muntadas, Chris Marker, Duncan Campbell, Mircea Cantor e da dupla Mitra Azar e Peter Jalaly.

Emília Tavares



Exposição ” Gente da Terceira Classe” – Fotografia e Realismos

Curadoria: Emília Tavares

Museu da Eletricidade

14 Out – 4 Jan/ Terça a Domingo, das 10:00 às 18:00

Abre excepcionalmente Segunda Feira, dia 20 OUT

Encerra nos dias 1 JAN e 25 DEZ