ENGLISH VERSION

Júris

Competição Internacional
Mohammad Rasoulof (presidente do júri)

Mohammad Rasoulof nasceu em Shiraz, no Irão. Estudou sociologia na Universidade de Shiraz e montagem no Instituto Superior de Sooreh, em Teerão. As suas longas-metragens incluem Gagooman (2002), Jazireh Ahani (2005), Baad-e-Daboor (2008), Keshtzar Haye Sepid (2009), Bé Omid é Didar (2011), que obteve o Prémio do Júri e o Prémio de Melhor Realizador no Festival de Cannes, e Dast-Neveshtehaa Nemisoosand (2013), que ganhou o Prémio FIPRESCI em Cannes.

Até à data, as autoridades iranianas recusam-se a deixar Mohammad Rasoulof sair do país. Nestas circunstâncias, a organização do Doclisboa decidiu deixar o seu lugar como Presidente do Júri vazio, num acto de apoio e solidariedade para com o cineasta iraniano. Denunciamos tal medida como uma violação de direitos civis e humanos, como desrespeito daquele que é um dos pilares para a legitimidade de qualquer regime político: a liberdade de expressão e de opinião, de criação artística e intelectual.

Philippe Dubois

Titular da cadeira "Teorias das formas visuais" no Departamento de Cinema e Audiovisual da Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Publicou cerca de 15 livros e mais de uma centena de artigos sobre a fotografia, o cinema e o vídeo. 

Foi crítico (fotografia, cinema e vídeo) e redactor da Revue Belge du Cinéma. Colaborou com a Cinemateca Real da Bélgica, criando com esta o programa europeu Archimédia. É também (co)editor de várias publicações.

Vera Mantero

Vera Mantero estudou dança clássica com Anna Mascolo e integrou o Ballet Gulbenkian entre 1984 e 1989. Começou a sua carreira coreográfica em 1987 e desde 1991 tem mostrado o seu trabalho por toda a Europa, Argentina, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, EUA e Singapura. 

Dos seus trabalhos destacam-se os solos Talvez ela pudesse dançar primeiro e pensar depois (1991), Olympia (1993) e uma misteriosa Coisa, disse o e.e.cummings* (1996), assim como as peças de grupo Sob (1993), Para Enfastiadas e Profundas Tristezas (1994), Poesia e Selvajaria (1998), Até que Deus é destruído pelo extremo exercício da beleza (2006) e a sua última criação Vamos sentir falta de tudo aquilo de que não precisamos (2009). Participa regularmente em projectos internacionais de improvisação ao lado de improvisadores e coreógrafos como Lisa Nelson, Mark Tompkins, Meg Stuart e Steve Paxton. Desde o ano 2000 dedica-se igualmente ao trabalho de voz, cantando repertório de vários autores e co-criando projectos de música experimental.

Louise Wilson

As gémeas Jane e Louise Wilson nasceram em 1967, em Inglaterra. O seu trabalho inclui projecções vídeo, fotografias tiradas durante a rodagem e esculturas tridimensionais.

Têm exibido com regularidade em todo o mundo, incluindo exposições a dois na New Art Gallery (Walsall), Haunch of Venison (Zurique), De Appel (Amesterdão), Serpentine Gallery (Londres) e Bergen Art Museum (Noruega). Foram nomeadas para o Prémio Turner, em 1999.

Boris Nelepo

Crítico de cinema e curador de vários festivais de cinema na Rússia, incluindo retrospectivas de Béla Tarr, Seijun Suzuki e Philippe Garrel. Chefe de redacção da publicação de cinema em linha Kinote e editor colaborador da revista de cinema Séance. 

Escreve também para várias publicações internacionais. Em 2012, integrou o júri oficial do Festival de Cinema de Locarno, para o qual exerce, actualmente, a função de consultor de Cinema Russo. Ensina história do cinema na Universidade Estatal Russa de Humanidades. 

Competição Portuguesa
Michael Renov

Professor de Estudos Críticos. Autor de Hollywood's Wartime Woman: Representation and Ideology e The Subject of Documentary, editor de Theorizing Documentary e co-editor de vários livros. 

Em 2005, co-programou o 51º seminário anual Robert Flaherty. Para além de ser curador de programas de documentário em todo o mundo, foi membro do júri em festivais de documentário. Deu seminários curriculares e dirigiu oficinas de documentário.

Teresa Villaverde

Nasceu em Lisboa em 1966. Tendo realizado até hoje 6 longas-metragens de ficção (A idade MaiorTrês IrmãosOs MutantesÁgua e Sal, Transe, Cisne) e uma não ficção (A Favor da Claridade). 

Realizou também duas curtas metragens integradas em projectos colectivos, Cold Wa(te)r, integrada no projecto Visions of Europe, e Amapola no projecto Venice 70 Future Reloaded. Os seus filmes receberam já vários prémios, e são vistos comercialmente em vários países e em muitos festivais, como são exemplo Cannes,Veneza e Berlim. 

Birgit Kohler

Co-directora do Arsenal - Instituto do Cinema e Videoarte, em Berlim. Membro da comissão de selecção do Fórum Internacional de Cinema Novo do Festival de Cinema de Berlim. Programadora e estudiosa de cinema. 

Projectos de curadoria centrando-se, essencialmente, na realização documental contemporânea, cinema internacional actual e cinema árabe. Editora das publicações Performing Documentary, Jean Eustache e 1968 // 2008 - 40 Years of May '68 and Film.

Investigações
Christa Blümlinger

Professora de estudos de cinema na Universidade de Paris 8. Curadora e crítica frequente em Viena, Berlim e Paris. Entre as suas publicações incluem-se a edição dos escritos de Harun Farocki e de Serge Daney e livros sobre filme ensaio, media art, estética cinematográfica e cinema austríaco. 

A sua publicação mais recente é: Cinéma de Seconde Main, Esthétique du Remploi dans l'Art du Film et des Nouveaux Médias, 2013 (publicada em alemão, em 2009).

Sylvain George

Cineasta, encenador e escritor francês. Estudou filosofia, direito, ciências políticas e cinema. Os seus filmes são projectados em redes militantes e locais clandestinos, bem como em festivais nacionais e internacionais. 

O seu trabalho é alvo frequente de retrospectivas no mundo inteiro e regularmente premiado em festivais de prestígio. Ensina no Instituto de Ciência Política de Paris e realiza masterclasses e oficinas por todo o mundo.

Jorge Wemans

Jorge Wemans, [Lisboa, 16.05.53] diplomado em Jornalismo pela Escola Superior de Jornalismo de Paris (1978). Director da RTP2 (2006/12), diretor da Fundação Calouste Gulbenkian (2002/05), diretor de informação da Agência Lusa (1998-2002), provedor do leitor do PÚBLICO (1997/98). 

Fundador e diretor-adjunto do PÚBLICO (1989/96). Subdiretor do Expresso (1985/9), semanário em que ingressou em 1981, tendo antes sido jornalista no Diário de Notícias (1979/81).

Prémio Revelação
Alain Berliner

Berliner ganhou prémios em muitos festivais de cinema internacionais importantes e foi alvo de retrospectivas no MoMA (Nova Iorque) e em muitos outros museus e festivais de cinema em todo o mundo. 

Com os anos, os seus filmes integraram o currículo de base de disciplinas de realização de documentário e de história do cinema em universidades do mundo inteiro e figuram nas colecções permanentes de muitos cineclubes, festivais, bibliotecas, universidades e museus.

Margarida Medeiros

Margarida Medeiros é licenciada em Filosofia e Doutorada em Ciências da Comunicação. É actualmente Professora Convidada do Departamento de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Professora Convidada da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, onde lecciona disciplinas na área de Cultura Visual, Fotografia e Cinema e Teoria da Fotografia. 

Entre as obras que publicou destaca o livro Fotografia e Narcisismo - O Auto-retrato Contemporâneo (Lisboa: Assírio & Alvim, 2000), Fotografia e Verdade - Uma história de Fantasmas (Lisboa: Assírio & Alvim, 2010) e A Última Imagem (Fotografia de uma Ficção) (Lisboa, Documenta, 2012).

Stoffel Debuysere

Stoffel Debuysere (Bégica, 1975) é um investigador, curador e escritor sediado em Bruxelas, a trabalhar no campo do cinema e das artes audiovisuais. 

É programador do colectivo Courtisane (www.courtisane.be) e lecciona na Escola de Artes de Gent, onde presentemente desenvolve o projecto de investigação Figuras de Divergência (Cinema de Política, Política de Cinema) - www.diagonalthoughts.com.

Júri Universidades
Jurados

Francisca Manuel
Universidade de Lisboa - Faculdade de Belas-Artes
Mestrado em Arte Multimédia (Audiovisuais)

 

João Terrenas
Universidade Técnica de Lisboa - Instituto de Ciências Sociais e Políticas
Licenciatura em Relações Internacionais

 

Hellington Vieira
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Mestrado em Antropologia (Cultura Visual)

 

Diogo Lima
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Licenciatura em Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia

 

Isabel Pestana
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
Licenciatura em Cinema (Argumento)

 

Júri Escolas
Jurados

Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto - Curso Técnico de

Audiovisuais

 

Bruna Rêgo

Inês Maria

Pedro Carvalho

Pedro Toucinho

Raquel Baptista

 

 
Pesquisar
Abril
sab.dom.
1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30