Competição Internacional
Selecção de alguns dos melhores documentários de todo o mundo, produzidos em 2010-2011, uns multi-premiados pela crítica, outros totalmente inéditos.
A competição internacional é subdividida em duas categorias:
- Médias e Longas Metragens, com duração superior a 40 minutos
- Curtas Metragens, com duração inferior a 40 minutos
Competição Portuguesa
Selecção de alguns dos melhores documentários de produção e/ou realização portuguesa concluídos no último ano. A maior parte das obras são estreias mundiais.
A competição portuguesa é subdividida em duas categorias:
- Médias e Longas Metragens, com duração superior a 40 minutos
- Curtas Metragens, com duração inferior a 40 minutos
Competição Investigações
Filmes que procuram dar a conhecer situações críticas do presente e do passado. Por revelarem algo de novo, por se posicionarem perante a realidade, estes filmes podem interferir sobre a própria realidade ou enriquecer a nossa visão da história.
Riscos
Esta secção paralela do festival tem por objectivo revelar obras ousadas, inovadoras, que se situam na fronteira entre a ficção e o documentário.
Heart Beat
Secção paralela, que apresenta documentários onde a música é um elemento fundamental. Este ano o Heart Beat celebra a diversidade musical, com 13 filmes inéditos em Portugal, entre os quais o filme mais recente de Martin Scorsese sobre George Harrison. Será também apresentada uma homenagem a dois grandes cineastas que nos deixaram em 2011: Richard Leacock, com Monterey Pop, e Thomaz Farkas, com Pixinguinha.
Retrospectivas
Retrospectiva Movimentos de libertação em Moçambique, Angola e Guiné-Bissau (1961-1974)
50 anos após o início da luta armada dos povos colonizados por Portugal, um programa original de grande relevância política: uma retrospectiva histórica de filmes sobre as guerras de libertação das colónias portuguesas em África. Um resgate das obras cinematográficas mais significativas filmadas junto dos Movimentos de Libertação, cuja raridade e dispersão prometem reflexão, descobertas e emoção.
Retrospectiva Jean Rouch (em colaboração com a Cinemateca Portuguesa)
Jean Rouch (1917-2004), etnólogo e cineasta, é homenageado com uma mostra que promete ser a maior jamais realizada no país. A sua obra em constante renovação, desde os anos 50 quando começou a filmar em África, influenciou o cinema moderno, até a própria Nouvelle Vague. O doclisboa traz uma obra que vem sendo restaurada desde 2008, pelo «Centre National de la Cinématographie».
Retrospectiva Harun Farocki
Harun Farocki é um dos mais conceituados realizadores contemporâneos da Alemanha, artista e teórico dos media, autor de uma obra variada em filme e video, profundamente politizada.
Selecção Internacional - Sessões Especiais - Fora de Competição
Selecção Portuguesa - Sessões Especiais - Fora de Competição